EUA expulsaram pelo menos 8.800 menores imigrantes desacompanhados durante a pandemia

As autoridades norte-americanas expulsaram pelo menos 8.800 menores indocumentados que viajaram sozinhos para a fronteira com o México durante a pandemia, números que até agora eram desconhecidos e que o governo revelou neste momento em um documento judicial, informou a rede CBS.

Além desses 8.800 menores, os Estados Unidos deportaram outras 7.600 pessoas que as autoridades chamam de “unidades familiares” e que incluem crianças que acompanham os adultos.

Além disso, mais de 159.000 adultos foram expulsos para seus países de origem, de acordo com a CBS.

Os Estados Unidos negaram asilo a esses migrantes sob um regulamento que entrou em vigor em março e impede que os indocumentados solicitem asilo, ao mesmo tempo que autoriza os agentes de imigração a expulsá-los imediatamente, sem a oportunidade de um juiz avaliar seu caso.

Essa nova diretriz foi aprovada “no interesse da saúde pública”, segundo o texto, embora grupos como a American Civil Liberties Union (ACLU) considerem que ela viola as obrigações internacionais de Washington em matéria de asilo.

A Administração do Presidente Donald Trump fez esta revelação em autos que ajuizou no Tribunal de Apelações do Nono Circuito, com sede em San Francisco, Califórnia e com o qual busca anular a decisão da juíza Dolly Gee do tribunal federal de Los Angeles.

A juíza Dolly Gee decidiu na semana passada que o governo não pode manter menores em quartos de hotel antes de expulsá-los.

Durante a pandemia, o Executivo dos Estados Unidos expandiu o uso de hotéis para deter menores migrantes, que antes eram enviados para abrigos, enquanto adultos iam para centros de detenção até que um juiz examinasse seu pedido de asilo.

Atualmente, os migrantes são detidos em hotéis, onde são vigiados por seguranças contratados externamente pelo Governo, enquanto agentes do Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro (ICE) se encarregam de procurar voos para deportá-los aos seus países de origem.

Fonte: Brazilian Press