EUA vão exigir que todos passageiros do Reino Unido apresentem teste negativo de Covid

Os Estados Unidos vão exigir que todos os passageiros que chegarem do Reino Unido apresentem um teste de Covid negativo. A decisão, que entra em vigor na segunda-feira (28), vale para cidadãos de qualquer nacionalidade, inclusive americanos. Para embarcar de qualquer um dos países do Reino Unido, que é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, só com o teste negativo de Covid feito, no máximo, três dias antes da viagem.

Três empresas aéreas americanas e britânicas já estavam exigindo os exames desde a semana passada. Numa quarta empresa, o resultado só era obrigatório para passageiros com destino a Nova York, a pedido do governador do estado, Andrew Cuomo. Se o passageiro não apresentar o exame, a companhia aérea deve impedir que ele embarque para os Estados Unidos. O resultado pode ser impresso ou virtual, mas tem que vir com essa palavrinha: “negativo”.

EUA exigirá teste negativo de covid-19 para passageiros do Reino Unido | Mundo e Ciência | O Dia

O comunicado do Centro de Controle de Doenças diz que “esse requerimento adicional vai fortalecer a proteção do público americano e garantir as viagens internacionais com responsabilidade”. O documento explica que vírus passam por mutações constantemente e que análises preliminares sugerem que a variante encontrada no Reino Unido pode ser até 70% mais contagiosa que as amostras até então conhecidas do novo coronavírus. O infectologista da força-tarefa da Casa Branca, Anthony Fauci, disse que, provavelmente, a variante britânica do coronavírus já está circulando nos Estados Unidos. Por isso, descartou que os passageiros vindos do Reino Unido fossem impedidos de entrar no país, e sugeriu a exigência dos exames.

Fonte: Brazilian Press