FDA aprova medicamento para tratar obesidade nos EUA

O U.S. Food and Drug Administration aprovou o uso do medicamento injetável Wegovy (semaglutida) para o controle do peso em pessoas obesas. Para que o paciente receba a medicação, ele deve estar muito acima do peso e ter alguma comorbidade ligada à obesidade, como diabetes, pressão alta, colesterol alto. 

A injeção prescrita por um médico deve ser aplicada uma vez por semana e o paciente pode perder até 12% do peso corporal. 

“Esta injeção sob a pele é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade em geral ou sobrepeso desde 2014”, disse o FDA em um comunicado na sexta-feira (4).

A semaglutida, a ser vendida sob a marca Wegovy pela fabricante Novo Nordisk, afeta um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon e aumenta a produção de insulina. Mas também parece suprimir o apetite.

Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários. “Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ter obesidade ou sobrepeso é um sério problema de saúde associado a algumas das principais causas de morte, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, e está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer”, disse a agência no comunicado.

“A perda de 5% a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios foi associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com obesidade ou sobrepeso”. (Com informações da CNN)

The post FDA aprova medicamento para tratar obesidade nos EUA first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA