Flórida se destaca pela variedade de destinos LGBTQ+

Divulgação

Em junho, a cidade de Wilton Manors sedia a Stonewall Pride Parade

Em junho, a cidade de Wilton Manors sedia a Stonewall Pride Parade

Durante o mês do Orgulho LGBTQ+, que começa hoje, a Flórida oferece diversas atrações em cidades como Fort Lauderdale, Miami Beach, Key West, St. Petersburg, Tampa e Sarasota. O Estado do Sol é um dos principais destinos de viagens para viajantes LGBTQ+, que encontram clima quente, liberdade nas praias e passeios para curtir o dia e a noite.

FORT LAUDERDALE

Divulgação

Recebendo mais de 1,1 milhão de visitantes LGBTQ+ por ano, Fort Lauderdale e a cidade vizinha de Wilton Manors oferecem mais de 200 hotéis, pousadas, bares, restaurantes, clubes e lojas de proprietários LGBTQ+. Desde 1977, a cidade sedia a Pride Fort Lauderdale, com uma semana de intensa programação de festas, dança, música ao vivo e feiras de rua. Neste ano, o evento acontecerá em novembro.

Além das praias do destino, há o Stonewall National Museum & Archives, conhecido como o “Smithsonian da comunidade LGBTQ+”. Trata-se da maior biblioteca e arquivo LGBTQ+ dos Estados Unidos, com exposições que incluem itens de destaque em seu acervo como as botas vermelhas usadas pelo ator Billy Porter no musical Kinky Boots.

Já a cidade Wilton Manors, que recebeu o título de “Segunda Cidade mais Gay dos Estados Unidos” em 2018,
sedia a Stonewall Pride Parade em junho, que atrai milhares de pessoas para um fim de semana de eventos que celebram o início do movimento de direitos LGBTQ+.

MIAMI BEACH

PANROTAS / Emerson Souza

Apelidada de Riviera Gay, Miami Beach ostenta a bandeira do arco-íris há décadas, tanto que, em 1992, a cidade aprovou a primeira lei da Flórida proibindo a discriminação com base na orientação sexual e depois inaugurou o primeiro Centro de Visitantes LGBTQ+ dos Estados Unidos.

Entre as atrações estão a 12th Street Beach de South Beach (na esquina da 12 Street com a Ocean Drive) e o passeio Gay & Lesbian Walking Tour, que apresenta a contribuição da comunidade LGBTQ+ para a história de Miami Beach e ainda passa por hot spots da cultura LGBTQ+.

KEY WEST

Divulgação/Visit Florida

A Key West costuma ser citada repetidamente entre os melhores destinos para férias pelo público LGBTQ+. Ao lado de lojas e butiques, a maioria dos bares LGBTQ+ está na Duval Street, onde há diversos shows de drag queens. Entre os eventos mais importantes estão a Pridefest, que dura uma semana em junho; a WomenFest, com beach parties em setembro; e a FantasyFest, uma celebração de cinco dias em outubro com concurso de fantasia, feiras de rua e um grande desfile de encerramento com carros alegóricos.

ST. PETERSBURG

Divulgação/Visit Florida/Kevin McGeever

Um dos destinos mais amigáveis para a comunidade LGBTQ+, St. Petersburg é famosa por seus bares à beira-mar e festas de domingo na praia. O coração LGBTQ da cidade é o Grand Central District e o bairro adjacente de Kenwood – que os moradores chamam de “gayborhood”. O Grand Central reúne mais de 70 estabelecimentos LGBTQ+ friendly, entre lojas de antiguidades e decoração, galerias de arte, butiques, bares e restaurantes. É em St. Pete também que acontece todo ano, no último sábado de junho, uma das maiores paradas LGBTQ+ da Flórida, a Pride in Paradise.

TAMPA

Divulgação/Visit Tampa Bay

Por ter uma comunidade LGBTQ+ muito ativa, a cidade de Tampa é, há muitos anos, hospitaleira para os viajantes LGBTQ+. Entre os destaques do destino estão o Riverwalk, complexo de lazer com parques, restaurantes e museus; e a GaYBOR, considerada “a principal rua LGBTQ+ da costa oeste da Flórida”, com lojas, bares, restaurantes e vida noturna.

SARASOTA

Divulgação/Visit Florida/Chris Zuppa

Sarasota atrai uma legião de turistas LGBTQ+ devido à vida cultural, ao entretenimento e às praias. Entre os locais mais procurados pela comunidade LGBTQ estão North Lido Beach e St. Armand’s Circle, uma área com lojas ao ar livre e restaurantes com vista para as águas azul-turquesa do Golfo do México. O Sarasota’s Pride Fest ocorre no centro de Sarasota Bay, no J.D. Hamel Park, e a celebração dura o dia todo, com food trucks, música ao vivo e DJs, performance de artistas e feira de rua com produtos de fornecedores. Fonte: PANROTAS