Odiado por uns e iguaria para outros, tutano pode ser servido com carne cruda

Você provavelmente já deve ter comido este ingrediente em caldos de mocotó, em guisados como o ossobuco, em molhos de carne ou acompanhado de torradas.

Odiado por uns e tido como iguaria por outros, o tutano está presente no interior de ossos, com uma consistência gelatinosa e gordurosa. Dizem que traz benefícios estéticos.

É um alimento rico em colágeno, aminoácidos e minerais, o que fortalece o organismo, ajudando na digestão, na desintoxicação e na textura e qualidade da pele. É usado pela indústria cosmética em produtos para cabelo e pele.

Sugiro que você peça para seu açougueiro separar este item, que quase sempre é descartado por ser de baixo valor. Você vai pedir o osso da canela traseira do boi, serrado ao meio, para que possa levar para a brasa.

No preparo, é preciso tomar cuidado para não perder seu interior. Gosto de dourar a parte do tutano virada para a grelha por uns três minutos e depois virar, deixando a parte do osso em contato com o calor da brasa até borbulhar e o sangue cozinhar.

O osso vai ficar tostado e, nas laterais, você notará uma coloração amarronzada, que seria o sangue cozido.

Flor de sal para finalizar e uma torrada já ficam uma delícia, mas essa receita com carne cruda —prato original do norte da Itália, da região do Piemonte—​ é espetacular e traz uma untuosidade ao prato pela qual as papilas gustativas agradecem.


Tutano com carne cruda

INGREDIENTES

2 metades de tutano

250 g de filé mignon

1 colher de sopa de mostarda dijon

1 colher de sopa de cebolinha picada

Pimenta do reino a gosto

1 colher de chá de flor de sal

PREPARO

Pique a carne em quadrados pequenos misture com a mostarda, a cebolinha, a pimenta do reino e reserve. Leve o tutano para grelhar como mencionei acima, ou leve para o forno com a parte do tutano para cima por 30 minutos a 180 graus.

Retire o tutano do osso com a ajuda de uma colher e junte a mistura da carne picada e adicione a flor de sal. Coloque a carne cruda de volta para o osso para arrasar na apresentação.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: