Panelas de pressão não matam pessoas: pessoas lesadas matam pessoas

Materializou-se o pesadelo do jovem cozinheiro doméstico. No bairro de Santa Cecília, enclave hipster do centro paulistano, uma panela de pressão explodiu na tarde de quarta-feira (15). O estouro mobilizou o Corpo de Bombeiros, mas por sorte ninguém ficou ferido.

Hoje em dia, sabe-se lá por que, espalhou-se um pânico infundado de operar panelas de pressão. É importante, muito importante frisar que a panela, na ocorrência de Santa Cecília, só explodiu porque alguém a esqueceu sobre o fogo.

Panelas de pressão são utensílios perfeitamente seguros se você as utilizar corretamente, tratando direitinho (e substituindo quando necessário) as válvulas e borrachas de vedação.

Claro que essas panelas oferecem algum risco. Tudo na cozinha é arriscado. Facas, fogo, óleo fervente, não é à toa que crianças devem ficar longe isso tudo. Sabendo usar, o risco diminui drasticamente.

Quanto ao trocadilho do título, antecipo-me a comentários sobre a frase que originou a paródia, “armas não matam pessoas: pessoas matam pessoas”. É uma afirmação falsa, assim como a possível comparação com a tal da panela de pressão.

Panelas de pressão foram feitas para cozinhar feijão, mandioca, sopa, costela dura. Armas foram feitas para matar.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: