Piscina mais funda do mundo é inaugurada na Polônia

A piscina mais funda do mundo, com 45,5 metros de profundidade, foi inaugurada na Polônia neste sábado (21). O complexo será destinado à formação de mergulhadores e também ao turismo.

A Deepspot (local profundo, em inglês) está localizada na cidade de Mszczonów, a 48 quilômetros da capital do país, Varsóvia.

A piscina tem réplicas de cavernas subaquáticas e de ruínas maias, além de uma reprodução dos restos de um navio em seu fundo.

Para enchê-la, são necessários 8.000 metros cúbicos de água —mais de 20 vezes o volume de uma piscina de 25 metros.

Antes da inauguração da Deepspot, a piscina considerada a mais funda do mundo era a Y-40 Deep Joy, que tem 42 metros de profundidade e fica no Millepini Hotel Terme, em Montegrotto Terme, na Itália.

Muito em breve, porém, a atração polonesa também perderá seu recorde. Com 50 metros de profundidade, a piscina Blue Abyss (abismo azul, em inglês), deve ser inaugurada no próximo ano em Colchester, na Inglaterra.

“Não há peixes nem recifes de coral, mas é um bom lugar para treinar e aprender a mergulhar com segurança”, disse Przemyslaw Kacprzak, instrutor de mergulho presente na inauguração.

O diretor do complexo informou que o local também será utilizado por bombeiros e militares durante seus treinamentos. Além disso, está prevista a construção de um hotel, cujos quartos terão vista para a piscina.

A construção do Deepspot levou dois anos e custou € 8,9 milhões (R$ 56,4 milhões).

Fonte: Folha de S.Paulo