Pizza do delivery é sempre comida de segunda categoria

Pedir pizza por telefone é tão anos 80!

A declaração é de um diretor de marketing da Domino’s Pizza, uma das maiores redes de fast-food do mundo, e foi publicada no blog Inteligência de Mercado, aqui mesmo na Folha.

O intuito do executivo era dizer que o jeito “certo” de pedir pizza hoje em dia é on-line, pelo aplicativo da marca. Faz sentido. Eu evito ao máximo o contato com outros humanos quando peço entrega de comida. E, por escrito, fica o pedido registrado –reduzindo na chance de acareações constrangedoras caso a encomenda não chegue a contento.

Agora, para falar bem a verdade, eu sempre impliquei com pizza para viagem. Não importa a tecnologia, se é aplicativo, telefone ou buscar a pé ali na esquina. A pizza levada para casa é sempre terrivelmente inferior àquela comida na pizzaria. Segunda categoria.

O ideal é mandar a pizza para dentro assim que ela sai do forno. Massa crocante, queijo ainda bem derretido, tudo nos conformes. O tempo entre a pizza ficar pronta e ela chegar à sua casa –raramente menos do que meia hora– é fatal.

As coisas esfriam e, dentro da caixa de papelão, o vapor da própria comida deixa a massa meio molenga. Você pode ressuscitar a pizza com uns minutinhos de forno ou frigideira, mas não é a mesma coisa. Pizza requentada tem um gosto próprio, indisfarçável.

Para piorar, existe um hábito enervante arraigado entre os entregadores: o grau (empinar a moto). Metade das pizzas que eu pedi na vida chegaram com o recheio todo em uma das metades do disco.

Dito tudo isso, entendo perfeitamente que sou voto vencido.

A entrega de pizza é uma preferência universal, não adianta eu espernear. Fui tragado por essa tendência e vou dizer que tudo bem,, beleza: uma pizza meia-boca é sempre melhor do que nenhuma pizza.

Fora que o ambiente default das pizzarias, com luz forte e branca e o ruído das mesas familiares, é deprimente.

Foi por isso que, para comer pizza fresca, quentinha e recém-saída do forno, eu aprendi a fazer a maledetta do zero, em casa. Minhas dicas para uma pizza caseira bem decente estão aqui.

E, quando for pedir pizza para entrega, lembre-se: não vale a pena gastar muita grana com pizzarias gourmet, hipster ou o escambau a quatro. O que vai chegar à sua casa não valerá a despesa.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo