Bélgica lança passaportes que celebram histórias em quadrinhos do país

Passaporte belga com imagem dos Smurfs, famoso desenho animado belga. — Foto: Divulgação/ Ministério da Relações Exteriores da Bélgica

De “Os Smurfs” às “Aventuras de Tintim”, a partir desta segunda-feira (7) os belgas vão poder emitir seus passaportes com imagens de heróis e heroínas celebres criados pelo país, fugindo das folhas uniformes comuns desse tipo de documento.

O novo design, lançado no final de janeiro pelo Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, tem o intuito de celebrar a 9ª arte, ou seja, a história em quadrinhos.

O novo passaporte trará ainda em suas páginas personagens como Lucky Luke, Blake e Mortimer. O modelo antigo continuará válido até a data de expiração.

De ‘Os Smurfs’ às “Aventuras de Tintim’: novo passaporte belga celebra heróis de histórias em quadrinhos famosas criadas no país. — Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Bélgica

Na ocasião, a vice-primeira-ministra e ministra das Relações Exteriores, Sophie Wilmès, destacou que o documento disponível a partir desta segunda é ainda mais seguro que o anterior, “graças às novas técnicas de segurança e personalização”.

“O novo passaporte belga também será reconhecível graças ao design original, que homenageia uma das joias da nossa cultura: as heroínas e heróis das histórias em quadrinhos”, ressaltou.

Os belgas continuarão pagando o mesmo preço pelo passaporte novo em relação ao antigo, um valor de 65 euros para adultos, por exemplo.

“O preço cobrado não aumentou. Em um contexto de aumentos generalizados de preços, trata-se de um gesto forte que será benéfico para a carteira dos nossos concidadãos”, ressaltou Sophie Wilmès.

Belgas pagarão mesmo preço pelo passaporte novo. — Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Bélgica

Fonte: G1