Nobres, em Mato Grosso, tem água da cor do Caribe, muita natureza e sossego

Descubra o Brasil: As águas cristalinas de Nobres (MT)

Descubra o Brasil: As águas cristalinas de Nobres (MT)

No Centro-Oeste, única região do país sem litoral, as águas de Nobres (MT) curiosamente têm a cor que dá fama ao mar do Caribe: um intenso azul turquesa. A cerca de 150 km de Cuiabá, a cidade reúne natureza farta, centenas de nascentes preservadas e as águas cristalinas que impressionam quem chega ali.

O Descubra o Brasil vai apresentar nos próximos meses destinos que já estão no radar dos viajantes que buscam roteiros diferentes, mas que merecem ser mais conhecidos.

Partindo da capital mato-grossense, uma viagem de carro de duas horas leva o visitante até o distrito de Bom Jardim, a cerca de 65km da sede do município de Nobres. É neste distrito que está a maioria dos atrativos da cidade.

Acostumados a ter a cidade comparada a Bonito, no estado vizinho do Mato Grosso do Sul, os moradores locais costumam brincar que Nobres “não é bonito, é lindo”.

Nobres é destino de águas cristalinas em Mato Grosso — Foto: Anaconda Turismo/Divulgação

A atração principal e cartão postal da cidade tem nome que parece ter saído de livro infantil: Aquário Encantado. É neste lugar, uma piscina natural com águas cristalinas e peixes de diferentes cores e tamanhos, que o turquesa aparece mais presente.

A responsável por esse tom de azul é a grande concentração de calcário nos leitos de rios, lagos e piscinas naturais por ali.

A riqueza do minério levou a cidade, inclusive, a ser um dos principais produtores de Mato Grosso de calcário agrícola, insumo usado para corrigir a acidez do solo nas plantações.

Para entrar nas convidativas águas do Aquário Encantado, prepare-se para vestir o traje ideal para os passeios: máscara de mergulho, colete salva-vidas e sapatilhas especiais.

Quem quer entrar na água precisa seguir algumas regras para não perturbar a vida subaquática. Entre elas está a recomendação de não usar filtro solar nem repelentes, para não prejudicar os animais, assim como não pode pisar no fundo do canal.

Nobres oferece a chance de visitar cavernas — Foto: Anaconda Turismo/Divulgação

A alternativa é fazer flutuação. Um belo jeito de contemplar o visual enquanto você boia pelas águas, despreocupado, entre as dezenas de espécies de peixes.

Outro atrativo de Nobres leva o nome de Reino Encantado. A atividade por lá é flutuar pelo cristalino Rio Salobra, onde dá para ver de pertinho centenas de ressurgências: os pontos de onde a água brota do chão. Segundo os guias locais, são 600 olhos d’água neste local.

Neste roteiro são mil metros de flutuação pelo rio, sempre com equipamentos de segurança, e os visitantes podem avistar animais como pacas, macacos e até jaguatiricas de perto.

Águas de cor ‘caribenha’ são a atração de Nobres, em Mato Grosso — Foto: Nobres Turismo/Divulgação

A maioria das atrações da região fica dentro de propriedades particulares que também têm trilhas e estrutura de restaurante para os visitantes.

Para visitar as atrações de Nobres o turista precisa comprar ingressos nas agências locais – e elas recomendam que o turista faça a compra antecipada dos vouchers. Por conta da pandemia, o número máximo de turistas recebidos em cada atrativo foi reduzido, então é bom se programar.

Segundo a Secretaria de Turismo de Nobres, todos os passeios têm acompanhamento de condutores locais e a cidade tem cerca de 60 guias cadastrados atualmente.

Veja a seguir outros destaques de Nobres:

  • As águas são mesmo a principal atração em Nobres, e o turista pode desfrutar dela também em passeios de boiacross. Um dos pontos para o esporte é o rio Quebó, nome indígena que significa “água de morcego”. Neste roteiro você cruza uma caverna cheia de morcegos, mas não se preocupe: são todos inofensivos.
  • Se você é do time que prefere mais adrenalina, visite a cachoeira Serra Azul, no município vizinho de Rosário Oeste. Após subir centenas de degraus, dá para curtir uma vista e tanto. A cachoeira tem mais de 40 metros de altura e cai em um poço de seis metros de profundidade, com água transparente e muitos peixes. Uma tirolesa a 50m do chão, sobre as árvores, completa o passeio.
  • A Lagoa das Araras, cercada por palmeiras de buriti, é o palco onde turistas diariamente observam araras, maritacas e outras aves fazendo um barulhento espetáculo próximo à hora do pôr do sol.
  • No Balneário Estivado, uma tranquila piscina natural é destino certo para famílias com crianças que visitam Nobres. As cristalinas águas do lugar abrigam cardumes de diversas espécies de peixes, que, em busca de comida, atendem até ao chamado dos visitantes.
  • No Complexo Turístico Akaiá os visitantes podem fazer trilha pela mata e visitar cavernas. O lugar também tem restaurante, pousada e camping.

Nobres, em Mato Grosso, é destino de águas cristalinas — Foto: Anaconda Turismo/Divulgação

O melhor período para viajar a Nobres é de maio a setembro, quando há menos chuvas e as águas ficam mais cristalinas.

Entre pousadas, hotéis e casas de aluguel, Nobres tem cerca de 20 meios de hospedagem, a maioria deles no distrito de Bom Jardim, e 25 restaurantes e lanchonetes.

Com uma estrutura tímida de hospedagens, a cidade não tem um turismo de massa e é mais tranquila para visitar. Mas, se sua ideia for sossego absoluto, é melhor evitar os meses de férias, carnaval e finais de semana, quando a cidade é mais procurada.

Para chegar a Nobres, a dica é alugar um carro em Cuiabá e colocar a busca do GPS diretamente para Bom Jardim, já que o distrito fica a 65 km da sede do município.

A maioria dos estabelecimentos locais aceita cartões como meio de pagamento, mas é bom levar dinheiro em espécie. A cidade não possui caixas 24h. Na sede do município há agências bancárias do Banco do Brasil e do Bradesco, além de uma lotérica.

As principais operadoras de celular funcionam na sede do município, mas nos atrativos turísticos o sinal é mais raro. No distrito de Bom Jardim apenas a operadora Vivo funciona, a depender da localização.

Veja mais vídeos de Descubra o Brasil

Fonte: G1