Uruguai anuncia a reabertura de fronteiras para vacinados; Brasileiros poderão voltar ao país a partir de setembro

Fronteira do Brasil com o Uruguai, em Jaguarão (RS) — Foto: Reprodução/RBS TV

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou na segunda-feira (9) a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 para o dia 1º de setembro.

Os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região.

“A partir de 1º de setembro, vai ser permitida a entrada no nosso país daqueles [estrangeiros] que demonstrarem ser proprietários”, disse Lacalle Pou em um pronunciamento.

Em seguida, a partir de 1º de novembro, todos os estrangeiros completamente vacinados com as duas doses do esquema vacinal ou a dose única poderão entrar no país.

No entanto, as autoridades uruguaias informaram que ainda vão exigir a apresentação de um teste do tipo PCR (o do cotonete) recente na entrada do país.

Entenda o calendário de reabertura do Uruguai:

  • 1º/set – Estrangeiros completamente vacinados com propriedades no país, cônjuges, companheiros e filhos – a comprovação de vacina não é obrigatória para menores de idade
  • 24/ago – Autorização de festas de casamentos e de aniversários com maior aglomeração (como são as tradicionais festas de 15 anos)
  • 1º/nov – Todos os estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19

O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, disse em sua rede social que a pasta prevê também a volta de festas e reuniões privadas com aglomerações – seguindo protocolos de segurança.

“Acreditamos que logo após o dia 24 de agosto, para eventos com protocolos e cuidados que serão anunciados pelo Ministério da Saúde, voltaram as atividades como festas de casamento ou de 15 anos”, escreveu Salinas.

O presidente também anunciou, como uma exceção, que vai autorizar que a partida do Peñarol contra o Sporting Cristal para a Copa Sul Americana receba torcida.

Cerca de 5 mil torcedores poderão acompanhar o jogo de futebol na próxima quarta-feira (18) se apresentarem comprovante de duas doses com o mínimo de 2 semanas após a última dose.

LEIA TAMBÉM:

Vacinação no Uruguai

Com 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai está com 73% da sua população com apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 65% já estão com o esquema completo.

O Uruguai usa duas vacinas em seu programa de imunização, a da farmacêutica chinesa Sinovac – conhecida no Brasil como a Coronavac – e a americana Pfizer/BioNTech.

O alto índice de vacinação no país é responsável pela forte queda no número de novas infecções, mortes e internações em UTI desde junho.

No sábado (7) o país não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez no ano. No primeiro semestre, o país chegou a figurar entre os com mais mortes proporcionais à população.

Desde o início da pandemia, o Uruguai acumula mais de 5,9 mil mortes por Covid-19 e 382,6 mil casos confirmados da doença.

VÍDEOS com notícias internacionais

Fonte: G1