Pessoa mostra o código QR do passaporte sanitário antes do início da partida de futebol na França, em 8 de agosto de 2021 — Foto: JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP
A Espanha autorizou, na terça-feira (24), que turistas brasileiros voltem a frequentar o país contanto que estejam completamente vacinados contra a Covid-19.
Com a decisão, o país europeu se une a outros que vêm afrouxando as restrições em suas fronteiras e liberando gradualmente a entrada de viajantes imunizados.
No entanto, cada país pode decidir quais são as vacinas autorizadas e de que forma os turistas poderão comprovar a imunização contra o coronavírus.
Veja a seguir perguntas e respostas sobre como comprovar a vacinação para viagens:
- O Certificado Internacional de Vacinação é válido para a Covid-19?
- Quais países autorizam a entrada de brasileiros vacinados contra o coronavírus?
- Todas as vacinas estão autorizadas?
- Como comprovar a vacinação?
- Como emitir um comprovante em inglês ou espanhol?
1. O Certificado Internacional de Vacinação é válido para a Covid-19?
Não. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é emitido principalmente para a vacina contra a febre amarela.
Segundo a agência, não há, no momento, determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para emissão do Certificado Internacional de Vacina para a vacina da Covid-19.
Além da febre amarela, o certificado pode ser emitido para outras vacinas, como meningite e poliomielite, diz a Anvisa.
2. Quais países autorizam a entrada de brasileiros vacinados contra o coronavírus?
Com a Espanha, que autorizou a entrada de brasileiros vacinados sem restrições ou quarentena, ao menos 20 países já liberaram a passagem de turistas imunizados. Veja alguns deles na lista abaixo:
- Alemanha
- Anguilla
- Bahamas
- Canadá
- Catar
- Costa do Marfim
- Costa Rica
- Egito
- Equador
- Espanha
- Finlândia
- França
- Irlanda
- Islândia
- Jordânia
- Mali
- República Dominicana
- Suíça
- Tailândia
- Ucrânia
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior, que incluem também informações sobre a vacinação.
No entanto, o Itamaraty recomenda que antes de qualquer viagem, se confirmem as informações diretamente com os consulados e embaixadas dos países estrangeiros.
A Anvisa reforça o cuidado e afirma, em nota, que cada país ou bloco regional determina as exigências para a entrada em seus respectivos territórios.
3. Todas as vacinas estão autorizadas?
Não. Cada país tem autonomia para definir suas regras. A Espanha, por exemplo, autorizou a entrada de viajantes brasileiros com todas as vacinas disponíveis no SUS.
Já a Alemanha, que também começou a aceitar brasileiros vacinados, não liberou a entrada para viajantes que receberam vacinas não aprovadas na Europa – como a CoronaVac.
Vacinas autorizadas
Países que aceitam todas as vacinas aprovadas no Brasil (CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen) | Países que restringem uma ou mais vacinas aprovadas pela Anvisa |
Costa do Marfim, Egito, Equador, Espanha, Finlândia, Islândia, Mali, República Dominicana, Suíça, Tailândia e Ucrânia. | Anguilla, Alemanha, Bahamas, Catar, Canadá, Costa Rica, França e Irlanda. |
4. Como comprovar a vacinação?
Todos os brasileiros vacinados podem imprimir o Certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19. O documento, disponível pelo aplicativo Conecte SUS, é gratuito.
Para emitir o certificado, é preciso baixar o app ou acessar a versão web do sistema:
- No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
- Aperte em cima das doses administradas
- Siga para o detalhamento das doses administradas
- E clique em ‘Certificado de Vacinação’
O certificado (veja na imagem abaixo) tem todos os dados do vacinado, as doses das vacinas com seus respectivos lotes e um QR Code para confirmar a autenticidade do documento.
Certificado de vacinação para a Covid-19 emitido pelo Ministério da Saúde — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde afirma que, ainda que não exista uma “normativa internacional publicada”, alguns países aceitam este documento como comprovante de vacinação.
No caso da Espanha, o passageiro deve apresentar um certificado de vacinação em espanhol (veja adiante como conseguir) e preencher um formulário no site do governo espanhol.
Já para entrar na França, além do comprovante nacional de vacinação (que pode ser emitido também em inglês), o viajante precisa apresentar uma “declaração solene” dizendo que não está doente. O documento está disponível no site do Ministério das Relações Exteriores francês.
5. Como emitir um comprovante em inglês ou espanhol?
Certificado de vacinação pode ser disponibilizado em português, inglês e espanhol — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde
Para emitir uma versão em inglês ou espanhol do certificado, é preciso – após ter recebido as duas doses da vacina – baixar o app do sistema Conecte Sus:
- No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
- Aperte em cima das doses administradas
- Siga para o detalhamento das doses administradas
- Clique em ‘Certificado de Vacinação’
- Na parte superior, clique na bandeira do Brasil
- Escolha a bandeira dos EUA para inglês ou a bandeira da Espanha para espanhol
Fonte: G1