Fraqueza do dólar é alerta de que governo dos EUA não conseguem controlar pandemia

O dólar está enviando um sinal de alerta para autoridades de política monetária nos Estados Unidos: é preciso controlar o vírus. Depois de subir para um recorde em março, um indicador do dólar acumula desvalorização de 10%, com perdas aceleradas nas últimas semanas em meio ao avanço aparentemente sem controle do coronavírus nos EUA.

Grande parte da onda vendedora tem ocorrido durante o horário de negociação em Nova York, sugerindo que investidores domésticos estão revertendo apostas sobre a força dos EUA, o que leva a novos questionamentos sobre a supremacia do dólar. É uma rápida virada. No início da pandemia, o dólar foi impulsionado pela demanda de investidores pela segurança de ativos dos EUA, como os títulos do Tesouro, enquanto o vírus abalava a Europa. Mas agora os casos disparam nos EUA, e a resposta ineficaz do governo à doença se tornou um obstáculo para a moeda.

Existe a preocupação com danos duradouros à economia dos EUA, o que poderia manter as taxas de juros e o crescimento baixos por anos. “O que as pessoas mais desesperadamente esperam é uma boa notícia sobre o controle de vírus, que acho é o mais importante”, disse Stephen Jen, diretor-presidente da Eurizon SLJ Capital. “A aposta nas moedas é principalmente uma aposta no controle relativo do vírus, não refletindo a força fundamental das economias em questão.” O combate à pandemia pelo governo dos EUA – que contrasta com o avanço da zona do euro para conter as infecções – é atualmente o principal fator de influência sobre o dólar, ditando estímulos mais convencionais da moeda, como crescimento relativo ou política monetária.

As perdas do dólar frequentemente aumentam durante a sessão nos EUA, sugerindo que investidores passam a vender a moeda depois da divulgação dos números mais recentes sobre o vírus. Atualmente, especuladores têm o maior número de posições vendidas desde maio de 2018, depois de apostarem na valorização do dólar em quase todo o ano passado.

Fonte: Brazilian Press