Após reforma, Zoológico do Rio terá integração entre espécies

Felinos, como os tigres, ganharão espaço sem grades e com convivência com outras espécies Foto: Ana Branco 20-03-2016 / Agência O GloboAs obras que irão transformar o Zoológico do Rio em um bioparque serão inciadas nesta terça-feira. O novo projeto prevê um modelo sem grades, onde os visitantes irão circular por túneis, corredores e passarelas e os animais ganharão mais espaços abertos. Vai haver integração entre espécies e barreiras naturais irão dividir os novos ambientes.
A demolição do recinto de aves aquáticas nesta terça marca o início da transformação. Representantes do Gurpo Cataratas, que administra o zoológico, da prefeitura do Rio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irão acompanhar a intervenção.
— Essa demolição é muito simbólica porque acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente e marca a adoção do conceito de enclausuramento inverso, ou seja, saem as grades e entram recintos abertos, as biosferas, com integração de espécies e uso de barreiras naturais — conta Bruno Marques, presidente do Grupo Cataratas.
NOVO CONCEITO
Área dos elefantes terá tanque de observação. O espaço também terá quedas d’água, além de passarelas com visão 360º para o público Foto: Divulgação/Grupo Cataratas
O zoológico será dividido entre seis grandes áreas que representarão diferentes ecossistemas, como Floresta Tropical, Biosfera das Aves e Savana Africana.

Fonte: Extra Online