Firjan: roubo de cargas custou R$ 607,1 milhões ao Rio em 2017

Caminhão de batatas roubado na Linha Vermelha por criminosos e levado para comunidade no Lins Foto: Reprodução de TV / Agência O GloboO roubo de cargas no Rio em 2017 levou a um prejuízo de R$ 607,1 milhões, estimou a Firjan, em estudo divulgado nesta quinta-feira. Os número foi estimado com base no valor médio das mercadorias roubadas ao longo dos 12 meses. No período, foram 10.599 ocorrências, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Trata-se de uma alta de 7,3% em relação a 2016, quando foram 9.874 casos do tipo. Para a federação, o prejuízo é ainda maior, pois este tipo de crime impacta na arrecadação de impostos do estado e afasta possíveis novos negócios para o Rio.
“Os resultados apresentados evidenciam a gravidade da atual situação do estado do Rio de Janeiro em relação ao roubo de cargas. Seu enfrentamento é indispensável para a recuperação da economia fluminense, uma vez que esse crime, além de servir como fonte de financiamento de outras atividades criminosas, possui impactos diretos na atividade produtiva, geração de empregos, arrecadação de tributos e atração de novos investimentos”, diz o estudo.
Para o coordenador de Estudos Econômicos da Firjan, William Figueiredo, trata-se de um crime com impacto nos quatro elos da cadeia produtiva do Rio de Janeiro.

Fonte: Extra Online