Livro reconstitui episódios da Guerra Civil Espanhola

DivulgaçãoA escritora Amanda Vaill investigou a vida de seis pessoas durante o processo de escrita do livro publicado pela editora objetiva.
Apoiada em uma quantidade grande e significativa de materiais como cartas, diálogos e relatos pessoais, documentos oficiais, rolos de filmes, biografias, e mídias de notícias ela reconstitui episódios da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) a partir da vivência de três casais ilustres.
As narrativas criadas por Ernest Hemingway e Martha Gellhorn, pelos fotógrafos Robert Capa e Gerda Taro e pelos secretários de imprensa Arturo Barea e Ilsa Kulcsar durante e sobre o conflito se entrecruzam ao longo da obra.
Cada um deles passa pela Madri de 1936 por um motivo. Hemingay precisa de material para um novo romance. Martha Gellhorn está em busca de amor e novas experiências. Robert Capa e Gerda Taro capturam a história sendo escrita e inventam o fotojornalismo moderno. Já Arturo Barea e Ilsa Kulcsar lutam pela verdade.
Vaill busca fazer uma análise destas narrativas e como elas orbitam em torno do Hotel Florida, onde, sob o estrondo de bombas, se reuniam jornalistas estrangeiros, fotógrafos, espiões e militares.

Fonte: Folha de S.Paulo