Mortes: Referência da cena do heavy metal em Brasília

Reprodução/FacebookMário Márcio Monteiro Linhares (1972-2017)17/01/201800h00Em 1993, a banda de rock brasiliense A Pena estava no começo e à procura de um vocalista. Seus integrantes afixaram um anúncio no quadro de avisos do estúdio em que ensaiavam, requisitando apenas que o interessado tivesse como referências clássicos do heavy metal como Iron Maiden e Helloween.
O escolhido tinha muito mais qualidades: fluente em inglês e com facilidade para compor, mudou o rumo do grupo definitivamente. Com Mário Linhares, o conjunto virou Dark Avenger e teve trajetória importante na cena da capital do país durante os 24 anos seguintes.
Nascido em Belém, mas criado em Fortaleza, Linhares desembarcara em Brasília um ano antes, após passar em um concurso da Infraero.
Os colegas e a crítica apreciavam sua técnica. “Ele impressionava, alcançava uns agudos bem altos”, diz Leonel Valdez, guitarrista da banda nos anos 1990.
Para aprimorar a técnica, Linhares estudou música erudita. Em 2012, largou um cargo no Banco do Brasil para dedicar-se apenas à carreira.
Dava aulas particulares de canto e começou a cursar a faculdade de fonoaudiologia. Também compunha outra banda, a Harllequin.

Fonte: Folha de S.Paulo