OMS vê risco de intensificação do surto de febre amarela

Image caption Representantes da OMS afirmaram que a decisão foi tomada ‘por conta da gravidade da doença e do aumento na ocorrência de casos’ | Foto: EPA A Organização Mundial de Saúde passou a considerar o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela e recomendou a vacinação para todos os viajantes internacionais que passarem pelo estado, inclusive regiões costeiras e metropolitana.

A representação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil afirmou à BBC Brasil que a OMS tomou essa decisão por conta da gravidade da doença e do aumento na ocorrência de casos. A Opas vê as epizootias (mortes de macacos) na região de São Paulo como um sinal de intensificação de risco e por esse motivo emitiu o alerta.Falta vacina? Entenda a mudança na imunização contra a febre amarelaSintoma de ‘atraso tropical’ no século 20, febre amarela volta por desatenção com lições da HistóriaA organização também considera estender o alerta a outras regiões do Brasil, se novos casos aparecerem, e está monitorando a situação com interesse.

“A determinação de novas áreas consideradas de risco de transmissão de febre amarela e com recomendação de vacina é um processo contínuo”, afirmou em comunicado.

Fonte: BBC