Projeto Iceberg, o ambicioso plano da Rússia para avançar na corrida pelos recursos do Ártico

Direito de imagemGetty ImagesImage caption Base militar de Arktichesky Trilistnik, aberta em abril, inclui espaço para moradia e garagens para veículos especiais O Ártico, o menor dos cinco oceanos da Terra, é conhecido por abrigar condições extremas – afinal, suas águas são congeladas e seus ventos, cortantes.

Mas abaixo da superfície de gelo, que varia de acordo com as estações, a região esconde um tesouro de recursos naturais.
Estima-se que ali haja bilhões de barris de petróleo e trilhões de metros cúbicos de gás natural em reservas ainda a serem descobertas.

O que aconteceu com os fuscas comprados por Maluf com dinheiro público para presentear os jogadores da Copa de 70 Os ratos são inocentes: pesquisa aponta que humanos espalharam a peste negra, epidemia mais mortal da históriaE uma superpotência luta para ser a primeira a explorá-las: a Rússia.
Décadas depois do colapso da União Soviética, Moscou embarcou em uma missão para perfurar o fundo do mar do Ártico, enviando uma frota de robôs e embarcações não tripuladas ao local.
Agora, depois de anos de perfuração na área, planeja usar uma tecnologia nunca antes vista para dar o próximo passo.

Fonte: BBC

Marcações: