Relatório internacional condena exportação pelo Brasil de bombas usadas no Iêmen

Direito de imagemReutersImage caption Guerra civil no Iêmen já dura cinco anos; uso de bomba cluster de fabricação brasileira é apontado por ONG Em dezembro de 2016, uma ação militar da coalizão liderada pela Arábia Saudita nos arredores de duas escolas do Iêmen deixou ao menos dois mortos e dezenas de feridos. Em fevereiro de 2017, uma bomba disparada contra uma zona rural iemenita feriu ao menos duas crianças.

Em comum, esses dois episódios da guerra civil em curso desde 2015 no país asiático têm o fato de as munições empregadas serem bombas cluster de fabricação brasileira, segundo a ONG Human Rights Watch.
Os casos são mencionados no capítulo brasileiro do relatório anual de direitos humanos da organização não governamental, divulgado nesta quinta-feira.

Homem rompe garganta ao segurar espirro e leva médicos a fazerem alertaCaso de menino de 7 anos que trabalha como entregador gera revolta na ChinaAs bombas cluster (ou bomba de fragmentação) são armas que, quando disparadas, se abrem e dispersam. Assim, criam centenas de munições menores, ampliando seu poder de alcance e atingindo uma área equivalente a diversos campos de futebol, segundo a Coalizão de Munições Cluster (CMC, na sigla em inglês).

Fonte: BBC