Retomada do diálogo com Pyongyang traz alívio aos coreanos

Ahn Young-joon – 14.jan.2018/Associated PressFamílias pela cerca onde são colocadas fitas de desejo de unificação das Coreias em Paju16/01/201802h00Uma eventual não deixaria nenhum vencedor e suas consequências são inimagináveis para o mundo.
Os coreanos, após um turbulento período no início do século 20, que se seguiu aos 35 anos de invasão pelo Japão, se viram mergulhados em uma guerra civil que ceifou mais de um milhão de vidas, entre 1950 e 1953, e testemunharam a divisão do seu território —depois de 5.000 anos de história na península Coreana.
Em que pese toda essa herança de dor e perdas, a determinação do povo coreano transformou um país que, em 1945, ao ser libertado do domínio japonês, tinha renda per capita inferior a US$ 65 e dois terços da população analfabeta, em uma nação industrializada e produtora de tecnologia de ponta, hoje com renda per capita de US$ 27 mil e dois terços dos jovens do ensino médio ingressando no ensino superior.
Ademais, a Coreia do Sul também tem demonstrado possuir uma democracia madura. Em 2017, a presidente Park Geun-hye por acusações de abuso de poder e corrupção, tendo sido por determinação da Justiça coreana.

Fonte: Folha de S.Paulo