Tarifa de ônibus intermunicipais terá reajuste nesta terça-feira na Grande SP

15/01/201821h13As tarifas de mais de 500 linhas de ônibus da região metropolitana de São Paulo serão reajustadas a partir desta terça-feira (16). O aumento acontece apenas nove dias depois da alta no preço do da capital paulista.
O reajuste das passagens da EMTU vai variar de 3,15% a 4,95%, dependendo da área de concessão. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o percentual considera principalmente o custo dos combustíveis, que tiveram aumento de 12%, além de mão-de-obra e manutenção.
Entre as cidades afetadas pelo aumento estão: Guarulhos, Arujá, Mairiporã, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, entre outras. Os valores exatos podem ser .
O aumento dos ônibus gerenciados pela EMTU acontece todo mês de janeiro. No ano passado, no entanto, ele foi barrado pela Justiça após a oposição da gestão Alckmin (PSDB) apontar reajustes acima dos índices inflacionários, “sem explicação”. Na época, o aumento médio foi de 7,18%. O aumento, na ocasião, acabou sendo confirmado quase um mês depois.
Além da Grande São Paulo, o reajuste desta terça atingirá também as regiões metropolitanas de Campinas, do Vale do Paraíba e litoral norte, além da região da Baixada Santista.

Fonte: Folha de S.Paulo