Governador declara emergência após primeiros casos suspeitos de coronavírus na FL

A Flórida teve seus dois primeiros casos suspeitos relatados no domingo, 1° de março, e monitora outras 184 pessoas com suspeitas da doença, informou o Departamento de Saúde. Mais testes de diagnóstico podem significar um salto em casos de infecção pelo coronavírus nos Estados Unidos.

Por enquanto, os resultados dos testes em outras oito pessoas estão pendentes e quinze pessoas deram negativo. Apesar dos casos confirmados, o estado diz que o risco geral para o público permanece baixo.

Coronavírus: até que ponto não se preocupar e como se prevenir?

Também no domingo, 1° de março, uma segunda pessoa morreu no estado de Washington por causa do COVID-19 – a doença causada pelo novo coronavírus – disseram autoridades de saúde. O homem, que tinha mais de 70 anos, já estava também com outros problemas de saúde, disseram eles.

O anúncio ocorreu um dia depois que autoridades disseram que um homem de 50 anos em Kirkland, leste de Seattle, morreu após contrair a doença por meio de propagação comunitária, o termo usado quando não há fonte conhecida de transmissão.

Nos Estados Unidos, até o momento existem 89 casos confirmados de coronavírus em 12 estados e duas mortes, segundo o CDC.

Flórida tem casos confirmados

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou uma emergência de saúde pública no domingo, depois que as autoridades estaduais de saúde relataram dois casos envolvendo uma pessoa no Condado de Manatee e outra no Condado de Hillsborough.

Os casos ainda precisam ser confirmados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mas DeSantis disse que a declaração de estado de emergência é necessária para controlar melhor o vírus com liberação de recursos.

DeSantis realizará duas entrevistas coletivas nesta segunda-feira, 2, uma agendada para as 10:30 da manhã em Tampa e outra às 2pm no Departamento de Saúde da Flórida, em Miami.

Embora nenhum caso de coronavírus tenha sido confirmado no sul da Flórida, os líderes da cidade de Miami e os gerentes de emergência também farão uma entrevista coletiva às 10am.

O Estado de Nova York também relatou seu primeiro caso no domingo de uma mulher que está em quarentena em sua casa em Manhattan após contrair o vírus durante uma recente viagem ao Irã.

Enquanto isso, o número de casos na China continental superou 80.000. A Itália, o país mais atingido da Europa, registrou até agora 1.694 casos confirmados e 34 pessoas morreram.

Como se prevenir:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão por mais de 20 segundos;
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

O post Governador declara emergência após primeiros casos suspeitos de coronavírus na FL apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News