Governo anuncia plano para expandir coleta de dados biométricos de imigrantes

Biometrics CBP Dulles Airport. Photo by Glenn Fawcett.

O governo Trump anunciou na terça-feira, 1°, planos para expandir a coleta de informações “biométricas” pessoais de imigrantes que buscam a cidadania dos EUA, conforme comunicado do Departamento de Segurança Interna.

A proposta permitiria ao governo exigir mais dados pessoais, de mais pessoas, com mais frequência como parte do processo de solicitação de imigração. Também acabaria com o limite de idade para a coleta desses dados.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA já exigem biometria, ou medições biológicas, de qualquer pessoa com mais de 14 anos que se inscreve para certos benefícios de imigração. Essas informações são limitadas a impressões digitais, fotografias e assinaturas, mas seriam expandidas de acordo com a mudança de política proposta para incluir DNA, varreduras oculares, impressões de voz e fotografias para reconhecimento facial.

De acordo com um projeto de política obtido pelo BuzzFeed News, o governo teria permissão para solicitar biometria de imigrantes com green card ou permissão de trabalho a qualquer momento até que se tornassem um cidadão americano, o que equivale a uma avaliação contínua.

A política modificaria ainda mais os procedimentos existentes para que qualquer pessoa que tenha recebido um benefício de imigração, incluindo seus patrocinadores cidadãos dos EUA, precise fornecer dados biométricos, a menos que seja informado de outra forma pelo USCIS.

O departamento disse que a mudança proposta melhoraria seu processo de triagem e verificação, bem como reduziria sua dependência de documentos em papel para provar “a identidade e as relações familiares”.

As tecnologias de voz, íris e reconhecimento facial, explicou o DHS, são maneiras rápidas de verificar a identidade de alguém sem usar o contato físico.

A política proposta também autorizaria a coleta de DNA para verificar certas relações familiares. O departamento disse que a confirmação da relação genética entre adultos e menores sob custódia do DHS é do interesse de proteger o bem-estar das crianças.

Em nota, o Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna) disse que em breve publicará uma proposta formal do novo regulamento.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Governo anuncia plano para expandir coleta de dados biométricos de imigrantes apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News