Governo Biden estende status legal temporário para mais de 300 mil imigrantes

O governo dos EUA anunciou na terça-feira (14) que está estendendo o status legal temporário de mais de 300 mil imigrantes cujas proteções de deportação e autorizações de trabalho foram visadas pelo governo Trump. A medida, que se aplica para imigrantes de El Salvador, Honduras, Nicarágua e Nepal, não será expandida para cobrir mais pessoas, disse o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA.

A lei de 1990 que autoriza a política TPS, aplicada pelo governo Biden em uma escala sem precedentes, permite que funcionários federais concedam isenção de deportação e autorização de trabalho a imigrantes de países assolados por guerra, desastres ambientais ou outra crise “extraordinária”.

Como parte de sua repressão mais ampla à imigração ilegal e legal, o governo Trump tentou encerrar a maioria dos programas TPS, incluindo os de El Salvador, Honduras, Nepal e Nicarágua, argumentando que os governos anteriores haviam abusado da autoridade. Mas essas tentativas foram bloqueadas no tribunal federal.

A ação do governo Biden reverterá a decisão de encerrar o TPS para esses quatro países e concederá uma prorrogação temporária para aqueles atualmente inscritos no programa. Também provavelmente tornará discutível uma ação judicial federal movida por advogados que contestaram as rescisões do TPS do governo Trump. Uma audiência nesse caso está marcada para o final de junho.

Apesar dos apelos de legisladores democratas e defensores dos imigrantes, o governo não está se movendo para expandir os programas TPS para El Salvador, Honduras, Nepal e Nicarágua. Tal movimento teria aberto o programa para novos candidatos, tornando os recém-chegados desses países elegíveis para o TPS.

Alguns altos funcionários do governo se opuseram à expansão da elegibilidade do TPS para certas nacionalidades, citando preocupações sobre o incentivo à migração ilegal para a fronteira sul, onde as chegadas de migrantes caíram desde o início de maio, disseram pessoas familiarizadas com as deliberações internas à CBS News. O TPS não beneficia os recém-chegados, mas algumas autoridades acreditam que anúncios generosos sobre imigração podem atuar como “fatores de atração”.

Em vez disso, a extensão anunciada na terça-feira permitirá que os titulares de TPS de El Salvador, Honduras, Nepal e Nicarágua continuem morando nos EUA por mais 18 meses. De acordo com dados do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), 241.699 salvadorenhos, 76.737 hondurenhos, 14.556 nepaleses e 4.250 nicaraguenses estavam inscritos no programa TPS no final de 2021.

Alguns desses imigrantes vivem nos EUA há décadas e agora têm filhos cidadãos americanos. O programa TPS para El Salvador, por exemplo, foi estabelecido pela primeira vez em 2001, após um terremoto devastador no pequeno país da América Central.

Durante o governo Trump, as autoridades também buscaram encerrar os programas TPS para imigrantes haitianos e sudaneses. Posteriormente, o governo Biden reverteu essas medidas e expandiu o número de haitianos e sudaneses elegíveis para o TPS.

O TPS permite que os beneficiários vivam e trabalhem no país sem medo de deportação, mas não lhes oferece um caminho para residência permanente ou cidadania. Aqueles que perderem suas proteções TPS podem se qualificar para deportação, a menos que solicitem e recebam outro benefício de imigração.

Ahilan Arulanantham, um advogado que representa os titulares do TPS no caso do tribunal federal sobre as rescisões da era Trump, chamou o anúncio de terça-feira de “uma vitória enorme e difícil para a comunidade do TPS”.

“Eles pressionaram o governo Biden a finalmente cumprir a promessa de campanha do presidente, de modo que todos os que detinham o status de TPS em 2017 – quando o governo Trump tentou encerrar o programa – agora tivessem seu status restaurado”, disse Arulanantham, que também é professor da Faculdade de Direito da UCLA.

Mas Arulanantham disse que os detentores de TPS permaneceriam “em um estado contínuo de incerteza”, a menos que recebessem status legal permanente. Apesar do forte apoio dos democratas e de alguns republicanos, as propostas para dar residência permanente a imigrantes com TPS pararam no Congresso, onde os legisladores estão paralisados ​​em questões de imigração há décadas. Os republicanos no atual Congresso prometeram se opor a qualquer programa de legalização, a menos que leis mais rígidas de fronteira e asilo sejam aprovadas.

Sob o presidente Biden, um democrata, os EUA criaram programas TPS para um número recorde de imigrantes e países. Centenas de milhares de migrantes de 16 países atualmente se qualificam para o TPS, incluindo os do Afeganistão, Camarões, Etiópia, Mianmar, Ucrânia e Venezuela, todos elegíveis para o programa sob o comando de Biden.

The post Governo Biden estende status legal temporário para mais de 300 mil imigrantes appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA