Governo entra na Justiça para retirada de boias colocadas no Rio Grande para conter imigrantes no Texas

O Departamento de Justiça entrou com um processo contra o estado do Texas, nesta segunda-feira (24), para que boias instaladas a pedido do governador Greg Abbott no Rio Grande sejam retiradas. “As ações do Estado do Texas violam a legislação federal, causam preocupações de razão humanitária, apresentam sérios riscos à segurança pública e ao meio ambiente, e interferem na habilidade de o governo federal no cumprimento de seu papel”, argumentou o governo. O processo judicial atesta, ainda, que a lei “proíbe a criação de barreiras que interfiram na navegabilidade em águas nos Estados Unidos”.

O governado do Texas deu início à instalação de centenas de boias ao longo do Rio Grande para conter imigrantes que tentam atravessar o rio. Em resposta à carta enviada ao governador informando sobre as medidas judiciais, Abbott disse que está fazendo o que o governo federal não fez para conter imigrantes. “O estado do Texas tem o direito de defender suas fronteiras, respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Texas. Nós já enviamos inúmeras cartas ao presidente Biden, inclusive uma delas o entreguei em mãos, sobre a grave situação na fronteira”, argumenta Abbott.

Em tom de provocação, Abbott escreveu em um comunicado à imprensa: “Nos vemos no tribunal, senhor presidente”.

A ação na Justiça contra o estado do Texas vem depois que 80 parlamentares do Partido Democrata pediram ao presidente que investigue as políticas de Abbott na fronteira. As medidas foram classificadas como “perigosas e cruéis”.

Denúncias de agentes mostram que há orientações para “jogar imigrantes de volta no rio” e “negar água”, mesmo embaixo de temperaturas escaldantes neste verão norte-americano. “A instalação de boias no Rio Grande e de cercas de arame farpado na fronteira viola direitos humanos. Elas criam armadilhas perigosas e mortais para estrangeiros e vão contra acordos entre o México e os Estados Unidos”, informa o documento enviado a Biden pelos parlamentares do mesmo partido.

The post Governo entra na Justiça para retirada de boias colocadas no Rio Grande para conter imigrantes no Texas appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA