Governo Trump processa Facebook por contratar mais trabalhadores imigrantes que americanos

O U.S Justice Department anunciou que está processando o Facebook por discriminação no recrutamento de trabalhadores.

Segundo o órgão a empresa reservou, intencionalmente, mais de 2,6 mil vagas de empregos com salários de até $ 156 mil por ano para imigrantes com visto H-1B -para trabalhadores qualificados- desconsiderando os americanos.

O Assistant Attorney General, Eric S. Dreiband, disse em comunicado nesta quinta-feira (3) que a medida constitui uma “violação a lei”.

“Nossa mensagem é clara: se as empresas negarem oportunidades de emprego preferindo ilegalmente os titulares de vistos temporários, o Justice Department os responsabilizará (…) Você não pode ilegalmente preferir recrutar, considerar ou contratar titulares de vistos temporários em vez de trabalhadores nacionais dos EUA”, disse.

A ação, segundo Dreiband, foi movida após dois anos de investigação das rotinas de contratação do Facebook.  Durante o período, eles teriam concluído que o Facebook contratou um candidato nascido nos EUA para cada 99 estrangeiros.

A reclamação acontece em meio a uma série de ataques feitos pelo governo Trump aos portadores dos visto H-1B e às empresas de tecnologia que importam importam a maioria da sua mão-de-obra especializada.

Em junho deste ano, Trump suspendeu até o fim de 2020 a autorização de entrada nos EUA dos estrangeiros com vistos H-1B e L1 que estivessem em seus países de origem devido à pandemia.  

Gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Amazon e Apple reagiram com processo contra o governo americano, alegando que a restrição de entrada desses trabalhadores prejudicaria os negócios e impactaria a economia do país.

Em outubro, o Department of Homeland and Security (DHS) emitiu regras aumentando as exigências para que um trabalhador seja considerado “especializado” e criando várias outras barreiras pra a concessão dos vistos, incluindo a diminuição da cota anual de emissão autorizada pelo Congresso de 85 mil por ano fiscal para 60 mil.

Em resposta a ação recente movida contra Facebook, Andy Stone, porta-voz da empresa, disse: “O Facebook tem cooperado com o U.S Justice Department em sua análise da questão. Contestamos as alegações do processo, mas não podemos comentar mais sobre litígios pendentes”.

The post Governo Trump processa Facebook por contratar mais trabalhadores imigrantes que americanos first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA