Homeland Security concede proteção temporária a ucranianos nos EUA

O Departamento de Homeland Security (DHS) concedeu o Temporary Protected Status (TPS) a ucranianos indocumentados que estão nos Estados Unidos. O benefício imigratório concede autorização de trabalho e proteção contra a deportação nos próximos 18 meses, podendo ser renovado.

O TPS é concedido a cidadãos de países em guerra, que sofreram terremotos ou outras condições graves, que ameaçam a integridade física dessas pessoas, casos elas sejam deportadas.

“A ação premeditada da Rússia contra a Ucrânia resultou em uma guerra, uma violência sem qualquer explicação, que forçaram os ucranianos a saírem de seu país. Em situações extraordinárias como esta, vamos continuar a oferecer suporte para proteger os ucranianos que se encontram nos EUA”, disse o secretário do DHS, Alejandro Mayorkas.

O TPS a ucranianos vem depois de uma grande pressão sofrida pelo governo para garantir proteção aos cerca de 30 mil ucranianos sem documentos que hoje vivem nos EUA.

Além do TPS, o governo anunciou que cidadãos da Rússia, Belarus, Geórgia, Hungria, Moldova, Polônia, Eslovênia e Eslováquia, não poderão ser deportados devido à situação de guerra na Ucrânia.

Fonte: AcheiUSA