ICE confirma primeira morte por COVID-19 de imigrante detido

ICE
Carlos Escobar-Mejia. Foto: Arquivo Pessoal

Foi confirmada no dia 9 a primeira morte por COVID-19 de imigrante sob custódia do ICE – Immigration and Customs Enforcement. Carlos Escobar-Mejia, de El Salvador, tinha hipertensão e diabetes, e estava detido desde janeiro no Centro de Detenção Otay Mesa, em San Diego.

O comunicado oficial do ICE foi feito no dia 9, três dias após Mejia ser declarado morto, às 2:15 da manhã, por médicos do Hospital Paradise Valley, em National City, Califórnia, onde estava hospitalizado após exibir sintomas relacionados ao COVID-19.

Escobar-Mejia estava detido desde 10 de janeiro no Centro de Detenção Otay Mesa, perto da fronteira EUA-México, em San Diego. Em 1º de maio, um juiz federal ordenou que a ICE libertasse imigrantes do Centro Otay Mesa, que corriam alto risco de contaminação.

O ICE libertou 900 pessoas desde março, “após avaliar os históricos de imigração, antecedentes criminais, risco à segurança pública, risco de fuga e outros riscos a segurança nacional”. Escobar Mejia, que cumpria pena de três anos por DUI, não se encaixava nos requisitos citados.

“A detenção do ICE foi cruel, desnecessária e fundamentalmente injusta. Nunca deveria ter sido uma sentença de morte para o Sr. Escobar Mejia, cuja morte sob custódia era totalmente evitável”, diz Monika Y. Langarica, advogada membro da ACLU de San Diego”, disse.

ice
O Centro Otay Mesa é chamado por detentos de “armadilha da morte” .

Paige Hughes, porta-voz do ICE, insistiu que a agência não fez nada errado. “Ele foi testado quando começou a apresentar sintomas em 24 de abril, e foi hospitalizado no mesmo dia”.

A agência tinha conhecimento que Escobar-Mejia sofria de hipertensão e de diabetes. O salvadorenho foi preso no início do ano, em Chula Vista, enquanto dirigia o carro de um amigo.

Carlos Escobar Mejia tinha apenas 58 anos. Caçula de cinco irmãos, ele fugiu da guerra civil em El Salvador nos anos 80. Agora se tornou o primeiro caso confirmado de uma pessoa que morreu de COVID-19 enquanto estava sob custódia do ICE.

O Centro de Detenção Otay Mesa já havia sido chamado de “armadilha da morte” por detentos que conversaram com a NBC no mês passado.

Com informações do Business Insider.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post ICE confirma primeira morte por COVID-19 de imigrante detido apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News