
Os estrangeiros eram naturais da Guatemala e Equador, incluindo 6 adolescentes desacompanhados
Na segunda-feira (25), agentes do Departamento de Imigração (ICE) descobriram 67 imigrantes indocumentados escondidos no interior de uma casa de madeira improvisada na cidade de Dexter (NM). Os estrangeiros eram naturais da Guatemala e Equador, incluindo 6 adolescentes desacompanhados.
A casa, localizada na Southeast Main Street, era utilizada por uma gangue especializada no tráfico de pessoas para os EUA. Dexter fica aproximadamente a 18 milhas (29 km) de Roswell, no Novo México.
O guatemalteco Tomas Miguel Mateo, de 30 anos, é acusado de ter escondido os indocumentados e de reentrar clandestinamente nos EUA depois de ter sido deportado.
“Como as condições deploráveis do esconderijo demonstram, as organizações criminosas internacionais não possuem respeito pela vida humana”, disse Jack P. Staton, agente especial do ICE em El Paso (TX). “O tráfico humano é um negócio que gera bilhões de dólares e as pessoas que estão sendo traficadas são vistas como carga pelas redes criminosas. O Departamento de Investigações de Segurança Nacional (HSI) continuará a investigar essa organização e responsabilizará os culpados por seus atos ilícitos”.
Os imigrantes estavam confinados numa casa improvisada de madeira de 20×20 pés quadrados, ligada a um trailer, com o mínimo de água e alimento. Além disso, a estrutura não tinha um banheiro funcional e um cartaz estava preso na porta desse banheiro com os dizeres em espanhol: “Não use esse banheiro”.
O HSI iniciou uma investigação sobre o caso.
Fonte: Brazilian Voice