ICE tenta prender indocumentado na prefeitura de Middletown, NY

Agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) à paisana apareceram na prefeitura de Middletown, em Nova York, para prender um imigrante na manhã de quarta-feira (3). Eles tinham um mandado para prender um imigrante indocumentado. No entanto, as ações levaram a uma grande confusão e o homem conseguiu fugir. A ação deixou o prefeito da cidade furioso.

De acordo com o prefeito Joe DeStefano, o homem estava na prefeitura para pagar uma multa e frisou ainda que as ações não estavam ligadas à prefeitura.

A polícia disse que os agentes do ICE tinham um mandado administrativo para o homem e descobriram que ele deveria comparecer ao tribunal da cidade. Os mandados administrativos autorizam a ICE a levar sob custódia uma pessoa que alegam estar nos EUA ilegalmente.

A polícia disse que os agentes encontraram o homem no segundo andar da Prefeitura e tentaram levá-lo sob custódia. O homem lutou contra eles e fugiu, mas os agentes o enfrentaram em uma briga no primeiro andar, levando os funcionários a chamar a polícia. O homem novamente se libertou e conseguiu fugir.

Quando policiais da cidade chegaram ao local, encontraram três agentes do ICE do lado de fora da prefeitura. Foi nesse ponto que os agentes do ICE se identificaram e explicaram o que estavam tentando fazer, disse a polícia. A essa altura o homem já havia fugido.

Em nenhum momento antes disso o ICE contatou qualquer pessoa da prefeitura, a polícia da cidade ou os tribunais para alertá-los da investigação. O ICE tampouco pediu a ajuda da cidade, disse DeStefano.

“Eles não são tropas que vêm para salvar o dia, detendo um indivíduo que pode ter tido uma infração de trânsito”, disse DeStefano.

DeStefano destacou que os agentes à paisana criaram uma situação que poderia facilmente tornar-se violenta por causa de uma detenção administrativa.

DeStefano pediu aos moradores que entrem em contato com os senadores Chuck Schumer e Kirsten Gillibrand para expressar suas preocupações.

A cidade e o departamento de polícia têm trabalhado duro para construir a confiança da comunidade de imigrantes, para que as pessoas possam se sentir seguras disse DeStefano. Pessoas indocumentadas precisam ser capazes de ir à polícia quando são vitimizadas ou testemunhar um crime, ele disse.

Se houvesse uma ordem criminal, DeStefano disse, a história poderia ser diferente, mas a ação do ICE prejudicou o relacionamento que a cidade trabalhou tão duro para construir com a comunidade de imigrantes indocumentados.

“Eles têm um trabalho a fazer, eu entendo”, disse DeStefano. “Eu discordo de como eles fizeram isso. A hora e o lugar não foram bem escolhidos”.

Relacionada:

Operação do ICE contra imigração ilegal prende mais de 280 em empresa do Texas

O post ICE tenta prender indocumentado na prefeitura de Middletown, NY apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News