Imigração luta para se manter por não emitir vistos e Green Cards e declara que aumentará as taxas

Uma queda vertiginosa nos pedidos de green cards, cidadania e outros programas ameaçou a solvência da agência federal que administra o sistema legal de imigração do país, levando-a a solicitar uma infusão de US $ 1,2 bilhão em dinheiro do Congresso, bem como aumentos de taxas para sobreviver.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, que dependem das taxas cobradas dos candidatos para financiar suas legalizações, disseram que podem ficar sem dinheiro no verão porque a pandemia de coronavírus resultou em muito menos pessoas solicitando vistos e outros benefícios.

“Devido à pandemia de Covid-19, os EUA registraram uma queda drástica na receita ”, disse um porta-voz da agência, observando que seus recebimentos podem despencar mais de 60% até o final do atual ano fiscal, que termina em 30 de setembro.

Sem a injeção de US $ 1,2 bilhão do Congresso, a agência será incapaz de financiar suas operações em questão de meses. A agência planeja impor uma “sobretaxa” de 10% nos aplicativos, além dos aumentos propostos anteriormente, que espera implementar nos próximos meses.

Os críticos culpam as políticas rigorosas do governo Trump, que causaram devolução de solicitações, burocracia e negação de aplicações de um número incontável de pessoas e outros benefícios de imigração.

“Este governo está pedindo aos contribuintes que socorram uma agência como resultado das próprias políticas implementadas que causaram perda de receita”, disse Melissa Rodgers, diretora de programas do Centro de Recursos Legais para Imigrantes em San Francisco.

“Com exames extremos, eles estão fazendo com que cada aplicativo demore mais para revisar e processar menos”, disse Rodgers, que supervisiona um programa para promover a cidadania entre imigrantes legais.

Kenneth T. Cuccinelli II, um linha-dura de imigração que é vice-secretário interino do Departamento de Segurança Interna e no comando da agência, enfatizou a defesa das leis de imigração sobre a concessão de vistos e cidadania como missão da agência. “Nós não somos uma agência de benefícios, somos uma agência de verificação”, disse ele.

No verão passado, Cuccinelli anunciou uma regra de “cobrança pública” que negava os green cards aos imigrantes se eles usarem programas de benefícios do governo, como vale-refeição e moradia subsidiada, uma medida que, acredita-se, impede muitas pessoas de se candidatarem. O motivo: solicitar a residência permanente legal por si só pode ser considerado um fator negativo pelos agentes de imigração ao determinar se uma pessoa pode se tornar um encargo público.

Desde que o presidente Trump assumiu o cargo, a agência, por exemplo, reforçou os recursos dedicados à detecção de fraudes, além de adicionar novos requisitos para entrevistas pessoais para centenas de milhares de solicitantes de green card baseados em emprego e casamento.

Também está retornando um grande número de solicitações de visto com “pedidos de provas adicionais” de elegibilidade, que os adjudicatários devem rever novamente. Extensões para vistos H-B, concedidas a trabalhadores qualificados já nos Estados Unidos, agora são revisadas do zero, como se fosse a primeira vez que a pessoa solicitava.

Fonte: Brazilian Press