Imigrantes não autorizados não devem viver com medo, disse o secretário de Segurança Interna

O secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse na quarta-feira que os 11 milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos e que sofreram com as “políticas indiscriminadas” do ex-presidente Donald Trump não devem mais ter medo porque seu departamento se concentra apenas em prender criminosos.

“Não vamos atrás de cidadãos que contribuíram para nossas comunidades por anos e anos”, disse Mayorkas durante uma conferência virtual na Casa Branca com jornalistas da mídia hispânica.

Mayorkas destacou que sob o governo do presidente Joe Biden, apenas os migrantes que representam um risco para a segurança pública, a segurança nacional ou a segurança das fronteiras serão detidos. “Pela primeira vez, nossos regulamentos dizem que a presença ilegal de um cidadão não americano não será, por si só, o motivo da detenção dessa pessoa”, disse Mayorkas. O funcionário dos EUA, de origem cubana, também disse que a reforma das leis de imigração para oferecer aos migrantes não autorizados um caminho para a cidadania americana continua sendo uma prioridade para Biden.

“’Ele continuou na luta por essa reforma legislativa e continua nela’, disse Mayorkas. “Continuamos esperançosos e continuamos a lutar pela ação legislativa que este país precisa para finalmente consertar um sistema quebrado (lei de imigração)”. Biden apresentou um plano de reforma da imigração que oferecia um caminho de oito anos para a cidadania em seu primeiro dia na Casa Branca, mas nunca foi votado pelo Congresso. Desde então, outros esforços falharam, em grande parte devido a outras prioridades econômicas e membros republicanos do Congresso que dizem se opor à compensação de migrantes que violaram a lei cruzando a fronteira ilegalmente.

Atualmente há elementos de alívio migratório contidos em outra proposta legislativa que também está paralisada no Senado. De sua parte, Mayorkas também disse na quarta-feira que seu governo está trabalhando para proteger um programa de ajuda à imigração que acolhe jovens que foram trazidos para os Estados Unidos ilegalmente quando crianças. O programa interrompe a sua deportação e concede-lhes autorizações de trabalho temporárias. Trump encerrou o programa, conhecido como DACA, em 2017. Após várias batalhas judiciais, jovens que eram protegidos pelo programa podem renovar sua adesão, mas as inscrições para o programa não são mais aceitas pela primeira vez.

Mayorkas disse na quarta-feira que seu departamento está trabalhando em “regulamentos” a serem anunciados nos próximos meses para resolver os obstáculos legais enfrentados pelo DACA. “Acreditamos fortemente no programa”, disse Mayorkas. “E acreditamos que através da regulamentação podemos proteger e institucionalizar as reformas que concebemos para a proteção dos sonhadores”, disse o responsável em referência a estes jovens.

Mayorkas teve que responder a perguntas sobre uma política que foi iniciada por Trump e que impede que imigrantes em busca de asilo entrem nos Estados Unidos. A política, conhecida como Título 42, impede essa entrada, argumentando que é necessário impedir a entrada de pessoas para evitar a propagação do COVID-19. Biden manteve essa política, o que lhe rendeu críticas de grupos que lutam pela defesa dos imigrantes. “Acho que você identifica corretamente a decepção da comunidade latina devido à implementação contínua do Título 42”, admitiu Mayorkas. “Mas isso é algo sobre o qual falamos repetidamente, e é que o Título 42 não é uma política de imigração. É uma regra de saúde pública”.

Fonte: Brazilian Press