Incêndios. Neve no verão. Recorde de tempestades no Atlântico. Veja como está o clima nos EUA

A devastação por incêndios no estado da Califórnia, alcançou um recorde neste ano: pela primeira vez em mais de 33 anos a área atingida pelo fogo ultrapassou a marca de mais de 800 mil hectares.

“É definitivamente um recorde, e ainda não nos aproximamos do fim da temporada de incêndios”, disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Cal Fire (Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, na tradução em português).

Ainda restam quase dois meses para acabar a época de incêndios florestais no estado mais populoso dos EUA.

Até agora, sete pessoas morreram por consequências dos incêndios e as autoridades lutam para resgatar dezenas de pessoas retidas pelas chamas. Quase 3,8 mil estruturas foram danificadas ou destruídas, de acordo com o Cal Fire.

O órgão informou ainda, em uma rede social, que “os pilotos militares tentaram pousar de maneira corajosa para fazer os resgates, mas a fumaça tem dificultado uma aproximação segura das aeronaves”.

No Colorado, neva em pleno verão

No sábado, dia 6 de setembro, os termômetros em Denver, capital do Colorado, marcaram uma temperatura escaldante de 101 ºF. Na segunda-feira (7), feriado de Labor Day, a temperatura despencou mais de 60 ºF, chegando a 30 ºF.

“Preparem-se agora para esta transição brutal do verão para o inverno”, avisaram os serviços meteorológicos de Denver na manhã de segunda-feira.

Segundo autoridades meteorológicas, a queda brusca de temperatura está relacionada a uma corrente de ar frio que veio do Canadá.

Paulette e Rene: a temporada de furacões intensifica-se

Os especialistas esperam que a temporada mantenha esta intensidade durante o mês de setembro. Nos próximos dias, em particular, o oceano Atlântico vai assistir a um número de eventos recorde, segundo o National Hurricane Center (NHC). Há duas tempestades tropicais nomeadas no momento: Paulette e Rene, que são a 16.º e a 17.º, respetivamente, em 2020. Com estes dois fenómenos, quebra-se o recorde de tempestades nomeadas por temporada.

Depois de enfraquecer para uma depressão tropical, Rene voltou a se tornar uma tempestade tropical na quarta-feira, com ventos máximos de 40 mph. O fenômeno deverá se tornar um furacão de categoria 1. Ele está localizado 510 milhas a oeste-noroeste das Ilhas de Cabo Verde.

A outra tempestade tropical, Paulette, continua seu caminho para oeste com ventos máximos de 60 mph. Ele está localizado a cerca de 1.090 milhas a leste das Ilhas Leeward.

A boa notícia para a Flórida é que Rene e Paulette não são uma ameaça para o estado.

The post Incêndios. Neve no verão. Recorde de tempestades no Atlântico. Veja como está o clima nos EUA first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA