Indocumentados vacinados em NY não terão as informações passadas para o governo federal

O governador Andrew Cuomo anunciou na quarta-feira que New York conseguiu burlar a exigência do governo federal de coletar os dados pessoais de todos os vacinados contra o coronavírus, condição que preocupa os indocumentados, pois temem que as autoridades de imigração usem seus dados para efetuar uma prisão ou deportação. 

O plano original do governo federal prevê que os estados permitam o uso de dados de identificação, que podem ser compartilhados com várias agências federais, incluindo agências de imigração.

O CDC exige informações como nome, endereço e identificação exclusiva dos recipientes da vacina, incluindo número do seguro social, passaporte ou carteira de motorista.

Mas Cuomo chegou a um acordo com o CDC para alterar esses requisitos. New York não é mais obrigada a fornecer essas informações. O presidente destacou que as informações coletadas serão mantidas sob o sigilo garantido pelas leis estaduais de proteção às comunidades de imigrantes.

O CDC também concordou que o uso e o acesso a quaisquer informações de New York não serão compartilhados com nenhuma outra agência ou entidade para outros fins que não a saúde pública.

“Em essência, (o governo federal) queria que os estados coletassem números de seguro social, números de passaporte ou números de carteira de motorista para qualquer pessoa vacinada. Isso tudo é um alarme para pessoas sem documentos … é como se eles estivessem tentando usar a vacina para identificar pessoas sem documentos ”, disse Cuomo durante uma entrevista coletiva.

“Se os indocumentados não forem vacinados, isso compromete a saúde e todo o programa (…), mas se eles (o governo federal) disserem ‘bom, vamos excluir praticamente os indocumentados porque eles não vão participar’, então você tem 50% da população sem imunizar (…) não vamos atingir as comunidades negras, latinas e pobres ”, acrescentou.

Cuomo fez lobby junto ao CDC e à Casa Branca nas últimas semanas por meio de cartas públicas para evitar expor as comunidades de imigrantes ao assédio das autoridades de imigração.

Fonte: Brazilian Press