Além de Trump: os outros 3 presidentes dos EUA que, nos últimos 100 anos, não foram reeleitos

Trump

Legenda da foto,

Trump é primeiro presidente do século 21 a perder reeleição

Derrotado nas urnas, Donald Trump será um presidente de apenas um mandato.

O candidato democrata Joe Biden ultrapassou no sábado (07/11) a barreira dos 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para se tornar o novo ocupante da Casa Branca, segundo projeções da BBC e da imprensa americana.

O pleito deste ano já têm seu lugar nos livros de história.

E não só por causa da pandemia do coronavírus, do tempo que demorou para que os resultados fossem conhecidos ou das acusações infundadas de fraude de Trump, mas também porque o presidente em exercício se tornará um dos poucos que não foi reeleito.

Desde que os Estados Unidos escolheram seu primeiro presidente (George Washington) há mais de 200 anos, apenas 10 líderes perderam suas disputas por um segundo mandato na Casa Branca.

O fato, por si só, é visto por alguns historiadores como uma falha de gestão e, em boa parte dos casos, como uma reprimenda dos americanos a políticas ou posições polêmicas de seus governantes.

Nos últimos 100 anos, 3 mandatários não lograram a reeleição. Conheça-os a seguir.

George H.W. Bush (1989-1993)

Legenda da foto,

Bush perdeu a reeleição para Bill Clinton

O ex-diretor da CIA e pai do ex-presidente George W. Bush foi o último dos líderes americanos a perder a reeleição antes de Trump.

Embora ele não tenha chegado às primárias quando concorreu à presidência em 1980, seu caminho até a Casa Branca foi pavimentado quando o então candidato republicano Ronald Reagan lhe pediu para se tornar seu companheiro de chapa.

Ele serviu como vice-presidente de Reagan de 1981 a 1989, quando foi eleito para a presidência.

Bush pai aprovou vários tratados comerciais que se tornaram populares e promulgou a Lei dos Americanos com Deficiências de 1990.

No entanto, a Guerra do Golfo durante seu mandato minou sua popularidade e a chegada ao cenário político do democrata de Bill Clinton, um jovem e carismático candidato, pesou em suas chances de vitória e ele acabou perdendo as eleições presidenciais de 1993.

Legenda da foto,

Carter perdeu reeleição após fracasso em resgatar reféns após invasão da embaixada americana no Irã

James Carter (1977-1981)

O democrata Jimmy Carter provou do seu próprio remédio no fim de sua presidência: ele assumiu o cargo depois de derrotar Gerard Ford, que ocupou a Casa Branca após a renúncia de Nixon, e que tentou ficar por mais um mandato no cargo.

Carter venceu o oponente por uma pequena margem de votos em 1976.

Ford, aliás, também poderia fazer parte dessa lista, já que não foi reeleito. A questão é que ele nunca fora eleito para o cargo: chegou à presidência após uma série de renúncias que se sucederam à eclosão do caso Watergate.

Carter tomou várias medidas progressistas e até fez acenos importantes aos governos da América Latina, incluindo à Cuba “comunista”, onde abriu um “escritório de interesses” para tentar melhorar as relações com Fidel Castro.

No entanto, problemas econômicos afetaram negativamente sua popularidade, que foi ainda mais prejudicada pela invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerã (Irã) perto do fim de seu mandato.

Ele acabou derrotado por Reagan nas eleições de 1980.

Legenda da foto,

Hoover governou em um dos momentos mais críticos da história dos Estados Unidos

Herbert Hoover (1929-1933)

Hoover foi o 31º presidente dos Estados Unidos, e sua tentativa de reeleição fracassada confirmou o que parece ser uma lei não escrita: se a economia não vai bem, o presidente raramente é reeleito.

Com Hoover, os EUA atravessaram um dos momentos econômicos mais críticos de sua história: a quebra do mercado de ações em 1929 e a Grande Depressão.

Culpado por esses acontecimentos, na visão dos eleitores, e pela incapacidade de conter as perdas econômicas e financeiras, foi derrotado nas eleições de 1932 por Franklin D. Roosevelt, que foi, aliás, o único presidente dos Estados Unidos eleito por mais de dois mandatos.

  • Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC