Após passagem de ciclone, Moçambique confirma primeiros casos de cólera

Área inundada na cidade de Beira, Moçambique,, após ciclone — Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko

Autoridades moçambicanas confirmaram, nesta quarta-feira, 27, o registro de cinco casos de cólera após a passagem do ciclone Idai, que afetou cerca de 1,85 milhões de pessoas e deixou mais de 460 mortos no país. O último balanço estima que 686 pessoas morreram em Moçambique, Zimbábue e Malauí com a tempestade tropical.

“Terá mais, porque cólera é uma pandemia. Quando há um caso, podemos temer outros. Estamos pondo em marcha medidas preventivas para limitar o impacto”, disse o diretor nacional de Saúde, Ussein Isse, em entrevista coletiva em Beira, cidade que ficou 90% destruída pela passagem do ciclone.

O cólera se espalha pela contaminação de água ou comida por fezes. Surtos podem se desenvolver rapidamente durante crises humanitárias em que os sistemas de saneamento entram em colapso. A doença pode matar dentro de horas, caso não haja tratamento.

A situação na cidade portuária moçambicana de Beira está “em ebulição”, disse o chefe de uma operação de resgate da África do Sul no fim da semana passada. Os moradores da região estão sofrendo com a escassez de alimentos, água e outros itens essenciais após dez dias da passagem de um ciclone devastador.

Em 14 de março, o ciclone Idai chegou a Moçambique com ventos de mais de 170 km/h e foi seguido de fortes chuvas. Sua passagem danificou casas, provocou inundações e deixou a cidade portuária de Beira, segunda maior do país. Então, o ciclone seguiu para países vizinhos Zimbábue e o Malauí.

A ajuda humanitária tenta avaliar a proporção do desastre e determinar qual tipo de auxílio é mais urgente nesse momento.
Em Moçambique, milhares de lares foram destruídos e pessoas foram deslocadas por uma área de 3 mil quilômetros quadrados — praticamente o tamanho de Luxemburgo. Com informações da Reuters.

O post Após passagem de ciclone, Moçambique confirma primeiros casos de cólera apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News