Ataques com homens-bomba deixam mais de 160 mortos em hotéis e igrejas no Sri Lanka

Imagem: Al Jazeera.

Uma série de explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou 207 mortos e mais de 450 feridos neste domingo, 21, segundo o último balanço das autoridades policiais. Entre as vítimas, há estrangeiros, incluindo britânicos, norte-americanos e holandeses.

Sete suspeitos foram presos após a série de oito atentados realizados em diferentes pontos do país.

Autoridades disseram que suicidas realizaram a maioria dos ataques e que estes foram planejados e coordenados, mas não citaram o nome de nenhuma organização terrorista. O ministro de Defesa, Ruwan Wijewardene, afirmou que serão tomadas “medidas contra qualquer grupo extremista que estiver operando” no Sri Lanka.

Os atentados foram registrados na capital, Colombo, e nas regiões de Katana e Batticaloa. De acordo com a polícia do Sri Lanka, os primeiros casos ocorreram por volta das 8h45 (0h15, no horário de Brasília) em três hotéis e três templos religiosos que realizavam missas. Mais tarde, outras duas explosões foram registradas na capital, uma delas em outro hotel.

No hotel de luxo Cinnamon Grand, um homem-bomba se fez explodir na fila de clientes que esperava para entrar em um bufê de Páscoa em um restaurante do estabelecimento. “Ele se dirigiu para o início da fila e se explodiu”, relatou um funcionário para a AFP. “Era o caos total”, acrescentou.

Nenhum grupo reivindicou autoria das ações até o momento. Segundo fontes oficiais, ao menos 27 estrangeiros estão entre os mortos.
Sete pessoas foram presas durante uma operação de captura dos suspeitos em Colombo. Dois policiais morreram durante a operação. Com informações da Reuters e TV Al Jazeera.

Um vídeo divulgado na internet mostra como ficou o interior de uma das igrejas que sofreu explosão.

Crédito: The Brahmastra.

O post Ataques com homens-bomba deixam mais de 160 mortos em hotéis e igrejas no Sri Lanka apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News