EUA proíbem americanos de viajar em grupo para Cuba

EUA proíbem americanos de viajar em grupo para Cuba.

As viagens “people to people” foram proibidas pelo governo americano. Foto: Flickr.

Americanos não podem mais visitar Cuba em viagens educacionais e culturais em grupo, de acordo com nova restrição dos Estados Unidos anunciadas na terça-feira (4).

Esse tipo de viagem já era realizada antes mesmo de os EUA restabelecerem relações formais com o governo comunista, em dezembro de 2014. Essa viagem também é conhecida como “people to people”, que colocava americanos em contato com o povo cubano.

O fim dessas viagens educacionais em grupo será, provavelmente, um duro golpe para o turismo na ilha, que decolou com as iniciativas tomadas durante o governo de Barack Obama.

O Tesouro também anunciou o veto à exportação de barcos e aviões particulares dos Estados Unidos para a ilha.

“Cuba continua a desempenhar um papel desestabilizador no Hemisfério Ocidental, fornecendo uma plataforma comunista na região e apoiando adversários dos EUA em lugares como a Venezuela e a Nicarágua, fomentando a instabilidade, minando o estado de direito e suprimindo os processos democráticos”, afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.

Em comunicado, ele classificou a decisão como estratégica para reverter o relaxamento das sanções e outras restrições ao regime cubano. “Essas ações vão ajudar a manter os dólares americanos fora do alcance dos serviços militares, de Inteligência e de segurança cubanos”, declarou.

O anúncio desta terça evidencia a mudança de rumo da política externa americana com relação a Cuba com a chegada do republicano Donald Trump ao poder.

Desde a sua posse, em janeiro de 2017, Trump já tinha proibido visitas individuais e limitado as trocas comerciais com o país.

Na gestão do seu antecessor, Barack Obama, os dois países viveram um momento histórico ao reatar as relações diplomáticas, embora o embargo econômico tenha sido mantido. A reaproximação facilitava viagens de americanos à ilha e autorizava exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba. Com informações do G1.

Relacionada:

EUA e Cuba retomam comunicação postal depois de quase 50 anos

O post EUA proíbem americanos de viajar em grupo para Cuba apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News