Guerra no Afeganistão: os resultados do conflito mais caro da história

  • Frank Gardner
  • BBC

soldado americano cabisbaixo segura em duas botas de combate que estão à sua frente

Crédito, Rex Features

Legenda da foto,

Duas décadas de conflito tiveram custos altíssimos — em vidas e em dinheiro

Depois de 20 anos no país, as forças americanas e britânicas estão deixando o Afeganistão.

Neste mês, o presidente americano Joe Biden anunciou que os cerca de 3 mil soldados e militares americanos restantes devem partir do solo afegão até 11 de setembro. O Reino Unido está fazendo o mesmo movimento, retirando seus 750 soldados restantes.

A data é significativa: 20 anos após os ataques de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. Planejados e dirigidos pela Al-Qaeda do Afeganistão, os ataques foram seguidos de uma longa campanha de guerra americana no Oriente Médio.

No Afeganistão, a coalizão liderada pelos EUA tirou o Talebã do poder e expulsou a Al-Qaeda temporariamente do país.

O custo desse engajamento militar de 20 anos foi astronomicamente alto — em vidas e em dinheiro. Mais de 2,3 mil militares americanos foram mortos e mais de 20 mil foram feridos. Mais de 450 britânicos foram mortos, assim como centenas de soldados de outras nacionalidades. Mas foram os afegãos que sofreram o maior impacto. Houve mais de 60 mil mortes nas forças de segurança e quase o dobro de mortes civis.

O custo financeiro estimado para o contribuinte norte-americano foi de quase 1 trilhão de dólares. A pergunta que fica é: valeu a pena? A resposta depende de qual o critério usado.

Contraterrorismo

Em primeiro lugar, por que as forças ocidentais invadiram o Afeganistão e o que se propuseram a fazer?

Durante cinco anos, de 1996 a 2001, um grupo jihadista internacional chamado Al-Qaeda conseguiu se estabelecer no Afeganistão, liderado pelo líder Osama Bin Laden.

A organização montou campos para atividades como treinamento de soldados extremistas e experiências com gás venenoso em cães. O grupo recrutou e treinou cerca de 20 mil voluntários jihadistas de todo o mundo. Também assumiu a autoria dos ataques às embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia em 1998, matando 224 pessoas, a maioria civis africanos.

A Al-Qaeda conseguiu operar impunemente no Afeganistão porque era protegida pelo governo da época: o Talebã, que havia assumido o controle de todo o país em 1996 após a retirada do Exército Vermelho Soviético e a guerra civil que se dera em seguida.

Os EUA, por meio de seus aliados sauditas, tentaram persuadir o Talebã a expulsar a Al-Qaeda, mas eles se recusaram. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, a comunidade internacional pediu ao Talebã que entregasse os responsáveis ​​— mas, novamente, o regime se recusou.

Assim, no mês seguinte, uma força de afegãos anti-Talibã conhecida como Aliança do Norte entrou em Cabul, apoiada por forças americanas e britânicas, tirando o Talebã do poder e fazendo a Al-Qaeda fugir pela fronteira com o Paquistão.

Recentemente, fontes da área de segurança disseram à BBC que, desde então, não houve um único ataque terrorista internacional bem-sucedido planejado a partir do Afeganistão.

Assim, indo apenas pela medida do contraterrorismo internacional, os militares ocidentais tiveram sucesso em seu objetivo.

As consequências para os afegãos

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Os afegãos sofreram o maior impacto com o conflito, com milhares de mortes

Mas isso, é claro, seria uma forma extremamente simplista de considerar o conflito, que ignora os enormes impactos que ele causou e ainda causa aos afegãos, tanto civis quanto militares.

Vinte anos depois, o país ainda não está em paz. De acordo com o grupo de pesquisa Action on Armed Violence (ação contra a violência armada), em 2020 mais pessoas foram mortas por artefatos explosivos no Afeganistão do que em qualquer outro país do mundo.

A Al-Qaeda, o Estado Islâmico (EI) e outros grupos extremistas não desapareceram — eles estão ressurgindo e sem dúvida estão encorajados pela partida iminente das últimas forças ocidentais remanescentes.

Hoje, após as negociações de paz em Doha e vitórias militares, o Talebã ainda deve desempenhar um papel decisivo no futuro do país.

No entanto, o general Nick Carter, chefe do Estado-Maior de Defesa da Grã-Bretanha, que serviu no país, afirma que “a comunidade internacional construiu uma sociedade civil” que tornou mais difícil atingir o tipo de “legitimidade popular que o Talebã deseja”.

“O país está em uma posição melhor do que em 2001”, diz ele, “e o Talebã tornou-se mais aberto”.

Sajjan Gohel, pesquisador da fundação Asia Pacific, tem uma visão um pouco mais pessimista. “Há uma preocupação real”, diz ele, “de que o Afeganistão possa voltar a ser um terreno fértil para o extremismo, como era na década de 1990.”

É uma preocupação compartilhada por várias agências de inteligência ocidentais.

Gohel afirma que “agora haverá uma nova onda de combatentes terroristas estrangeiros viajando para o Afeganistão para treinamento terrorista, mas o Ocidente não será capaz de lidar com isso porque o abandono do Afeganistão já terá sido concluído.”

Mas pode ser que isso seja evitável. Dependerá de dois fatores: em primeiro lugar, se um Talebã triunfante vai permitir as atividades da Al-Qaeda e do EI em áreas sob seu controle e, em segundo lugar, do quanto a comunidade internacional estará preparada para enfrentá-los quando não tiver mais militares no país.

Portanto, o futuro quadro de segurança do Afeganistão não é claro. A nação que as forças ocidentais estão deixando neste verão do hemisfério Norte está longe de ser segura. Mas poucos poderiam ter previsto, nos dias agitados após o 11 de Setembro, que os ocidentais permaneceriam ali por duas décadas.

Em uma das viagens feita pela reportagem da BBC para cobrir o conflito no Afeganistão, durante uma comemoração de uma vitória militar, um soldado de 19 anos originário do interior do Estado de Nova York contou à reportagem como ele perdeu vários de seus amigos durante a guerra. Gardner conta que essa é uma das lembranças que mais o marcaram na cobertura do conflito.

“Se minha hora chegar, ela chegou”, disse o jovem soldado ao repórter, encolhendo os ombros.

Então alguém pegou um violão e começou a cantar a música Creep, do Radiohead. A letra termina com as palavras “que diabos estou fazendo aqui? Eu não deveria estar neste lugar.”

Eu me lembro de ter pensado na época: não, provavelmente não deveria mesmo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC