Nashville: polícia identifica suspeito de ser autor de explosão; entenda o que se sabe

Vista geral do local de uma explosão na área de Second and Commerce em Nashville

Legenda da foto,

A poderosa explosão danificou edifícios e árvores derrubadas

A polícia que investiga a explosão de uma van que feriu três pessoas em Nashville, nos Estados Unidos, no dia de Natal identificou um suspeito de ser o autor do incidente após a coleta de DNA no local

Autoridades do Estado americano do Tennessee disseram que a amostra é compatível com o DNA de Anthony Quinn Warner, de 63 anos.

O FBI disse que não havia indicação de suspeitos adicionais e que era muito cedo para sugerir um motivo.

A explosão do lado de fora do escritório de uma empresa de telecomunicações interrompeu os sistemas de comunicação no Tennessee e em quatro outros Estados.

Quais são os últimos desdobramentos?

Durante uma coletiva de imprensa no domingo, investigadores federais disseram acreditar que Warner, que trabalhava em TI e tinha vasta experiência com eletrônicos, foi o único responsável pela explosão e morreu no local.

Eles disseram que a explosão foi provavelmente deliberada e que os restos mortais descobertos no local eram de Warner.

De acordo com registros públicos, Warner morou até recentemente em Antioch, um subúrbio de Nashville, onde a polícia fez uma busca em uma casa no sábado (26/12).

Os vizinhos também relataram ter visto uma van de acampamento no local, relatou a mídia local.

Mais cedo, a emissora CBS News informou que uma amostra de DNA foi coletada da mãe de Warner.

Legenda da foto,

Policiais revistaram a casa de Warner em Antioquia, perto de Nashville

O agente especial do FBI Douglas Korneski disse que as autoridades receberam cerca de 500 denúncias relacionadas à explosão.

“Ainda estamos seguindo pistas, mas no momento não há indicação de que outras pessoas estivessem envolvidas”, disse ele. “Revisamos horas de de segurança em torno do veículo de recreação, que não viram outras pessoas envolvidas.”

O que se sabe sobre o suspeito?

Registros públicos citados pela mídia dos Estados Unidos mostram que Warner tinha ampla experiência com eletrônicos e sistemas de alarme.

Ele era um residente de longa data de Nashville e havia trabalhado como técnico de informática freelance em uma agência imobiliária.

Seu ex-empregador, o corretor de imóveis Steve Fridrich, disse ao jornal Nashville Tennessean que Warner havia pedido demissão inesperadamente neste mês, após quatro anos na empresa. Fridrich disse que isso foi “bastante incomum”.

Um vizinho descreveu Warner como “um nerd de computador”, segundo o jornal USA Today.

Legenda da foto,

A polícia diz que é muito cedo para apontar um motivo para o incidente

Steve Schmoldt, que morou ao lado da Warner por mais de duas décadas, descreveu-o como “amigável” e “discreto”, acrescentando: “Acho que algumas pessoas diriam que ele é um pouco estranho”.

“Você nunca via ninguém entrar e sair”, disse ele ao jornal. “Pelo que sabíamos, ele era uma espécie de nerd de computador que trabalhava em casa.”

Schmoldt disse que a Warner não deu nenhuma indicação de ter fortes convicções políticas. “Ele nunca teve nenhuma placa ou sinalização de quintal em sua janela ou qualquer coisa assim”, disse ele.

O que aconteceu em Nashville?

Os policiais responderam a relatos de tiros pouco antes das 6h da manhã no horário local (9h de Brasília) em 25 de dezembro em uma área da cidade conhecida por seus restaurantes e vida noturna.

Pouco depois, eles encontraram uma van de acampamento transmitindo uma mensagem de advertência para que as pessoas deixassem a área.

A polícia disse que a van também havia transmitido o hit de 1964, Downtown, da cantora britânica Petula Clark, informou o jornal Tennessean. A van explodiu alguns minutos depois.

A polícia divulgou esta imagem da van, descrita pela polícia de Nashville como um veículo recreativo (RV), chegando ao local na sexta-feira.

A van explodiu diante de um prédio pertencente à gigante das telecomunicações AT&T, que também ocupa uma torre de escritórios nas proximidades.

Os edifícios sofreram danos estruturais, as janelas explodiram, e árvores foram derrubadas. Vídeos postados nas redes sociais mostraram água de canos danificados escorrendo pelas paredes enquanto alarmes soavam ao fundo.

Os sistemas de emergência da polícia foram derrubados em todo o Tennessee.

Os serviços de telefone, internet e TV de fibra óptica também foram interrompidos no Tennessee, Mississippi, Kentucky, Alabama e Geórgia, de acordo com a AT&T.

Apesar da destruição no entorno, não houve vítimas fatais além de Warner. Três pessoas ficaram feridas.

Legenda da foto,

A explosão interrompeu os sistemas de comunicação no Tennessee e em quatro outros Estados

O residente da área Buck McCoy disse que foi acordado pela explosão. Ele postou um vídeo no Facebook, mostrando alguns dos danos causados, com alarmes soando ao fundo.

“Todas as minhas janelas, cada uma delas explodiram na sala ao lado. Se eu estivesse ali, teria sido horrível”, disse McCoy à AP. “Parecia uma bomba.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC