No Texas, a charmosa San Antonio preserva influências hispânicas

Por Fernando Valeika

O Texas já foi território francês, espanhol, mexicano e se manteve, de 1836 a 1845, como república independente antes de ser anexado aos Estados Unidos. Graças à extração de petróleo, gás natural e ao excelente desempenho de empresas de tecnologia, o estado é hoje um dos mais rico do país.

Com tanto dinheiro rolando, as grandes cidades texanas têm tudo de que a gente gosta, de eletrônicos a roupas, passando por utensílios domésticos e, por que não?, botas e chapéus de caubói. Juntas, Dallas, Austin e Houston permitem um roteiro rodoviário triangular muito conveniente e cheio de surpresas, mas San Antonio, no interior do Texas, também merece a parada.

Não é preciso muito tempo em seu centrinho para se encantar com a escala humana da cidade. A região guarda os vestígios da Misión San Antonio de Valero, uma das cinco fortificações que os padres espanhóis ergueram na região entre 1718 e 1731. Rebatizada como Alamo, a fortificação é ponto de peregrinação de turistas.

Também erguidas há quase 200 anos, as outras quatro missões católicas fundadas pelos padres franciscanos espanhóis são ligadas entre si por uma trilha, o Camiño Coahuilteca, e podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Quem não quiser saber de tanto esforço pode embarcar em um passeio de barco nas simpáticas embarcações da Rio San Antonio Cruises.

Continua após a publicidade

Outra opção é caminhar por conta própria, sem pressa, pelo River Walk, um charmoso calçadão à beira-rio que se tornou a principal área de lazer de San Antonio. Por isso mesmo, essa é melhor região da cidade para se hospedar (o luxuoso Omni La Mansión fica ali pertinho) e também para comer.

Nesse segundo quesito, uma entidade local é o Mi Tierra, de comida tex-mex e decoração espalhafatosa. Logo em frente, o El Mercado vende piñatas, sombreros, caveiras coloridas e mais uma porção de artigos comumente associados ao México.

Continua após a publicidade

Quer mais adrenalina? San Antonio possui uma unidade do SeaWorld, com montanhas-russas radicais e aquários com diferentes espécies marinhas. 

Um pouco mais adiante, a cerca de 30 minutos do Centro, na IK-10 West, está o Six Flags Fiesta Texas, cujo apelo são as montanhas-russas radicais Superman: Krypton Coaster, dois minutos e 35 segundos de voltas e loopings alucinantes, e a Goliath, na qual os passageiros andam invertidos a 80km/h. 

Busque hospedagem em San Antonio

Leia tudo sobre Estados Unidos

  • Resolva sua viagem aqui

    Continua após a publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo

    Comentários Facebook