Pedidos de seguro-desemprego e mortes por coronavírus batem recorde nos EUA

Coronavírus bate recorde nos EUA. Foto: Reuters\Lindsay Wasson.

Após quase uma década de recorde de crescimento de empregos, os Estados Unidos terminaram março com aumento substancial na taxa de desemprego, ajudada pela pandemia de coronavírus que já provocou a morte de mais de 6.058 pessoas e infectou mais de 245.601.

Com as vítimas aumentando, os Estados Unidos registraram 1.169 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um triste recorde mundial. Em meio à crise, cidades outrora lotadas se tornaram lugares fantasmas com empresas fechadas e ruas vazias.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou nesta sexta-feira, 3, que os empregadores cortaram 701 mil vagas no mês passado, depois de criarem 275 mil em dado revisado em fevereiro. Com isso, a taxa de desemprego saltou para 4,4%, ante uma baixa de 50% em 50 anos. Em fevereiro, a taxa de desemprego estava em 3,5% – o menor nível.

Segundo a agência France Presse, esta é a maior perda de empregos desde março de 2009, quando a crise financeira afundou as economias mundiais.

A perda real de empregos no mês passado foi provavelmente ainda maior porque o governo pesquisou os empregadores antes das maiores demissões atingidas nas últimas duas semanas. Quase 10 milhões de americanos solicitaram subsídios de desemprego nas últimas duas semanas de março, excedendo em muito o número de qualquer período correspondente registrado.

Os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos registraram um novo recorde na semana passada, com 6,6 milhões de novas solicitações – informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira, 2.

Nesse contexto em que as autoridades tentam impedir o avanço da epidemia – que no mundo deixou mais de 1.033.478 infectados e mais de 54.369 mortos -, as únicas empresas abertas são comércios de alimentos e hospitais.

No mundo, 218.864 pessoas conseguiram se recuperar, segundo dados da Universidade Johns Hopinks nesta sexta-feira, 3. Nos EUA, esse número supera o de mortes, com 9.228 pessoas recuperadas. Com informações da AFP.

O post Pedidos de seguro-desemprego e mortes por coronavírus batem recorde nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News