Qual melhor hambúrguer de Nova York: Shake Shack ou Five Guys?

Vira e mexe, meus seguidores no Instagram perguntam qual é o melhor hambúrguer de Nova York, na minha opinião. Confesso que essa é uma pergunta quase impossível de responder com 100% de certeza. Existem os estilo gourmet, que você pode encontrar em restaurantes como o Emily, o Minetta Tavern e o Corner Bistro, apenas para citar alguns. Mas vamos focar nos hambúrgueres das grandes redes. 

Please, não caia na tentação de comer em um McDonald’s ou Burguer King, que oferecem praticamente as mesmas coisas que você encontra no Brasil. Se é para encarar um fast food, que seja em redes que você só encontra por aqui. E, nesse quesito, Shake Shack e Five Guys estão no topo da lista, disputando o primeiro lugar. 

O Shake Shack nasceu pelas mãos do chef Danny Meyer como uma simples barraca de cachorro-quente no Madison Square Park, em 2001. O sucesso foi meteórico e hoje a rede possui mais de 260 unidades nos Estados Unidos, sendo 20 apenas em Nova York, e outras 140 espalhadas pelo mundo. Um dos motivos para a rede ter virado esse grande fenômeno é que os hambúrgueres são 100% livres de antibióticos e feitos de bois angus, com uma qualidade raramente vista em lanchonetes de fast food. 

O Five Guys também tem história: a rede foi fundada em 1986 pelo casal Janie e Jerry Murrell e o nome é uma homenagem aos seus cinco filhos. Atualmente, a rede tem cerca de 1.429 lojas nos Estados Unidos, 88 delas em Nova York. Os fãs adoram o Five Guys por sua simplicidade. As lojas com azulejos branco e vermelho tem ares de lanchonete de antigamente, como vemos nos filmes. Até o ex-presidente Barack Obama já declarou seu amor à marca.

Apresentações feitas, vamos ao que interessa.

Shake Shack

Pão – Nesse quesito, o Shake Shack ganha disparado. O pão de batata macio, tostado na manteiga, é sem dúvida um dos pontos altos.

Hambúrguer – Todos os hambúrgueres são entregues frescos diariamente, nunca congelados, o que garante sabor e textura inigualáveis. As locações de Nova York usam carne moída da grife Pat LaFrieda. Bem fino.

Coberturas – A rede aposta nos básicos, como queijo, alface, tomate, cebolas em fatias finas e picles.

Molhos – A assinatura é o molho que vai no Shack Burger, além de ketchup, mostarda e maionese.

Fritas – As fritas com corte ziguezague são um assunto à parte, irresistíveis. As cheese fries são cobertas por um queijo cremoso que… meu Deus! E se você quiser botar para quebrar, também pode adicionar pedacinhos de bacon crocante por cima. Há ainda a opção das fritas cobertas com parmesão e um creme trufado e, claro, as básicas, que também são ótimas.

Hambúrguer vegetariano – O ‘shroom burger é um sucesso, mesmo para quem não é vegetariano. Feito com cogumelo portobello frito crocante, recheado com queijo muenster e cheddar derretidos e coberto com molho de trufa. Com essa explosão de sabores, quem sente falta de carne? Ok, se você sentir, pode pedir o Shack Stack, versão que leva um hambúrguer de carne e outro de cogumelo.

Extras – Eleve sua experiência adicionando ao seu pedido um fifty/fifty, que é uma mistura de chá, limonada e um custard caseiro (o sorvete deles) ou um milkshake feito com o custard.

Destaques – O Shake Shack não esquece dos doguinhos. Você acredita que eles têm no cardápio biscoitos e até sobremesa para pets? Além disso, apoiam algumas iniciativas ecológicas: 100% de seu uso de energia é compensado com créditos de energia eólica, o óleo é reciclado em biocombustível e eles fazem reciclagem e compostagem interna. 

Continua após a publicidade

Five Guys

Pão – O clássico pão com gergelim geralmente chega às suas mãos todo espremido pela embalagem de papel alumínio. 

Hambúrguer – É feito pela própria rede em uma mistura muito saborosa que proporciona a textura e umidade perfeitas, lembrando bastante um hambúrguer caseiro. O sanduíche básico vem com dois hambúrgueres e é bem consistente, mas se você não estiver com esse apetite todo, há a versão “little” de todos eles, que vem com apenas um. Geralmente é a minha pedida para poder caprichar nas coberturas.

Coberturas – É aí que mora o perigo o grande diferencial do Five Guys, que faz a rede disparar na frente das outras. Eles oferecem 15 opções de coberturas para criar o seu hambúrguer dos sonhos, todas elas grátis. Anote aí: maionese, ketchup, mostarda, alface, picles, tomate, cebola grelhada, cogumelos grelhados, relish, cebola crua, pimenta jalapeño, pimentão verde, molho barbecue, molho picante e molho de carne da casa. Ufa! Só com esses adicionais, seu sanduíche já muda totalmente de patamar. 

Fritas – Elas são boas, com um estilo mais caseiro. Uma das tradições da rede é que toda vez que os funcionários colocam as fritas no saquinho de papel, eles adicionam uma bela porção extra. Ou seja, a porção pequena vira média e a grande vira gigante.

Extras – O Five Guys também é famoso por seu milkshake de baunilha, ao qual você pode adicionar até dez ingredientes extras gratuitamente para criar uma bebida do seu jeito. Tem banana, chocolate, café, leite maltado, bolacha Oreo, manteiga de amendoim, chocolate Reese’s, caramelo salgado, morango e até bacon!

Destaques – Em toda loja você vai encontrar um barril de amendoins, daqueles com casca. Você pode servir-se à vontade e fazer uma boquinha enquanto aguarda seu sanduíche ficar pronto. Pode até levar um pouco pra casa. 

Continua após a publicidade

Agora, a pergunta de um milhão de dólares: qual deles é o melhor? Há quem prefira o gourmet popular do Shake Shack. Outros, como eu, são do time do Five Guys. Seja qual for o seu preferido, vale a pena experimentar os dois. Tenho certeza que você vai amar viver esse dilema. 

Quer mais dicas de NY? Siga-me no Instagram @vemprany

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Veja as melhores opções de voos para Nova York

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo