Trump anuncia suspensão da entrada nos EUA de viajantes vindos da Europa

Donald Trump em pronunciamento. Foto: Doug Mills/Pool via Reuters

O presidente Donald Trump fez pronunciamento ao vivo direto da Casa Branca na noite desta quarta-feira, 11, sobre medidas a serem tomadas pelos Estados Unidos pelo aumento da propagação do coronavírus.

Uma delas é a suspensão da entrada de todos os viajantes vindos da Europa por um período de 30 dias, a partir da noite de sexta-feira, 13. A única exceção será para o Reino Unido.

“Tomamos uma ação dura com a China, e agora estamos fazendo o mesmo com a Europa”, afirmou.

E também desaconselhou viagens desnecessárias. São medidas duras, nas palavras do próprio presidente, mas necessárias para a manutenção da segurança dos americanos. O presidente ainda criticou as medidas da União Europeia para combater a crise do coronavírus.

Outras medidas

O presidente também falou que a situação não é uma crise econômica, e que tomará ações de emergência – com apoio do Congresso – para providenciar auxílio financeiro para trabalhadores que estejam doentes, em quarentena ou afastados para cuidar de pessoas afetadas pelo coronavírus.

Trump anunciou liberação de mais de US$ 8 bilhões para a central de apoio à doença, diminuição de recolhimento de alguns impostos para empresas e trabalhadores temporariamente e administração de férias escolares antecipadas, entre outras medidas.

O presidente disse ainda que já estuda redução das restrições para a China, já que os casos têm diminuído. E disse que podem haver exceções caso a caso na autorização de viagens.

Além disso, disse ainda que está instruindo setores do governo que lidam com pequenas empresas a garantir capital e liquidez para aqueles que forem afetados pelo coronavírus, fornecendo empréstimos com pequenos juros.

No início da semana, Trump havia anunciado que queria “fazer algo grande” e reuniu com sua equipe econômica. De acordo com um alto funcionário da Casa Branca, mais cedo nesta quarta, Trump fez uma reunião do com executivos dos principais bancos dos EUA no Salão Oval quando decidiu sobre a suspensão de viajantes da Europa.

Autoridades da Casa Branca e outras pessoas próximas ao presidente descrevem uma mudança distinta no comportamento de Trump e na abordagem à pandemia de coronavírus nas últimas 48 horas, tendo em vista que os mercados em todo o mundo estão em queda, o caso dos EUA contarem com 1.200 casos e a Organização Mundial de Saúde denotar a crise como “pandemia.”

Veja o vídeo na íntegra

O post Trump anuncia suspensão da entrada nos EUA de viajantes vindos da Europa apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News