Juiz federal nega encerrar ordem de Trump que suspende vistos H-1B e L-1

H1-BUma apelação apresentada por 169 cidadãos indianos, que contestava a proibição de Trump aos vistos H1B, foi rejeitada por um juiz federal indiano-americano na semana passada. O juiz Amit P Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, escreveu em sua decisão de 11 páginas que os cidadãos indianos “dificilmente ganhariam o caso” contestando a proibição do visto de trabalho de Trump.

Presos na Índia após a ordem executiva de Trump que entrou em vigor em 22 de junho e fechou as fronteiras dos Estados Unidos para cidadãos estrangeiros, os indianos não puderam retornar aos seus postos de trabalho, assim como outros imigrantes com vistos H1B, J1 e L1.

Por isso, eles interpuseram o recurso. Os 169 cidadãos indianos buscaram uma ordem direcionando o Secretário de Estado dos EUA e os consulados dos EUA a processarem, julgarem e decidirem sobre os pedidos de visto DS-160.

“A proibição do visto H-1B / H-4 prejudica a economia dos Estados Unidos, separa famílias e desafia o Congresso. Enquanto os dois primeiros pontos o tornam impróprio, o último ponto o torna ilegal”, diz o processo.

Contratação temporária via F-1 ultrapassa números de H-1B para estudantes nos EUA

No entanto, o juiz alegou que prosseguir com o processo acarretaria o risco de desviar recursos limitados para requerentes de visto que são elegíveis para entrada nos EUA sob isenções da proclamação de Trump.

Mehta argumentou que o processo poderia causar confusão para os destinatários de visto que tentassem entrar nos EUA e seriam barrados na entrada.

“Solicitar um processamento tão rápido seria ‘um exercício de futilidade’, visto que os reclamantes não seriam elegíveis para entrar nos Estados Unidos até pelo menos 1º de janeiro de 2021 – no mínimo”, disse o juiz.

Vistos H1B e L1

O H1B é o visto mais procurado por profissionais e empresas de várias nacionalidades para contratação nos EUA, e as petições costumam ultrapassar o número limite de 85 mil. Os candidatos H1B devem ter pelo menos um diploma de bacharel nos EUA ou equivalente, e a função deve estar em uma ocupação de especialidade que requeira a qualificação.

Para se qualificar para um visto L1, o funcionário, que pode incluir proprietários de negócios, deve ter trabalhado para uma subsidiária, matriz, afiliada ou filial da empresa americana fora dos Estados Unidos por pelo menos um ano nos últimos três anos. Um dos benefícios do visto L1 é que não há cota e tem dupla intenção, o que significa que os imigrantes podem se inscrever para um Green Card enquanto estiverem nos EUA com um visto L1.

Mais de 50 empresas americanas como Microsoft, Amazon e Facebook entraram com ações de apoio a ações judiciais que contestam a proibição de visto. Eles disseram que as restrições prejudicariam as empresas americanas em vez de salvar empregos americanos, levando as empresas a contratar trabalhadores fora dos Estados Unidos. Com informações do portal WorkPermit.com. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Juiz federal nega encerrar ordem de Trump que suspende vistos H-1B e L-1 apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News