Legisladores querem acabar com parceria de xerife anti-imigrante com o ICE

O xerife do condado de Bristol, em Massachusetts, Thomas Hodgson, iniciou uma investida contra os legisladores democratas que querem acabar com a colaboração entre os agentes do Departamento de Imigração e Alfândega e a polícia local.

Atualmente, o condado mantém um contrato com o programa 287 (g), que permite que as polícias estaduais e locais trabalhem em parceria com agentes do ICE, visando imigrantes indocumentados que já cometeram crimes.

O senador Cory Booker, de New Jersey, e a deputada Pramila Jaypal, de Washington, ambos democratas, querem financiar um programa para impedir que os policiais locais ajudem os oficiais de imigração, tudo isso enquanto as deportações atingem um novo nível e as passagens de fronteira dispararam.

“O programa 287 (g) fortalece o vínculo de segurança pública entre as autoridades locais, estaduais e federais e tem como alvo os perigosos imigrantes criminosos”, disse Hodgson. Ele acrescentou que o programa permitiu que seus oficiais prendam imigrantes indocumentados em Massachusetts por agressão, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Todos foram deportados ou acusados anteriormente.

Jessica Vaughan, do Center for Immigration Studies, disse que o programa 287 (g) visa imigrantes indocumentados que já foram deportados ou que foram anteriormente acusados de um crime. “É uma ferramenta que garante que os imigrantes criminosos sejam identificados e deportados”, disse.

Mas Eva Milona, diretora-executiva da Coalizão de Defesa de Imigrantes e Refugiados de Massachusetts, disse que o programa prejudica o relacionamento que a polícia tenta construir nas comunidades de imigrantes.
“Isso realmente mina a confiança”, disse ela. “A polícia local deve se concentrar em fortalecer as relações com a comunidade e deixar os agentes federais fazerem a fiscalização da imigração”.

Hodgson discorda. “O programa ajudou a manter centenas de imigrantes indocumentados atrás das grades e em processos de deportação, em vez de liberá-los de volta para nossos bairros”, disse o xerife. Ele afirmou que, junto com o programa, foi responsável por pela prisão de 920 condenados por agressão, 1.261 condenados por drogas perigosas, 104 condenados por crimes ou agressões sexuais e 37 condenados por homicídios.

O resultado é que o ICE deportou 2.962 imigrantes no mês passado, a primeira vez que esse número caiu para menos de 3.000, de acordo com o The Washington Post. O governo Biden está se concentrando nos imigrantes que representam um “risco para a segurança nacional”.

Fonte: Brazilian Press