México se recusa a manter menores que aguardam pedidos de refúgio nos EUA

A nova política que pretende forçar os imigrantes que procuram asilo nos Estados Unidos a permanecerem no México ainda não foi implantada, mas está prestes a acontecer. Com isso, imigrantes que aguardam o pedido de asilo para entrar nos Estados Unidos pelo México enfrentam agora uma outra questão: a agência de imigração do México informou que seu país não vai aceitar migrantes com menos de 18 anos.

O comissário do Instituto Nacional de Imigração, Tonatiuh Guillen, também disse na última segunda-feira, 28, que o México não vai estender a política para além de um único posto de fronteira – a passagem de El Chaparral em Tijuana.

O comissário também disse que o México aceitará apenas requerentes de asilo de 18 a 60 anos e estabeleceu regras sobre os países que o México aceitaria os solicitantes de asilo do programa. Somente os cidadãos da Guatemala, El Salvador e Honduras que tiverem direito a vistos de quatro meses podem permanecer no país enquanto seus pedidos de refúgio nos EUA são processados.

Desde 1º de dezembro, o México concedeu 3.983 vistos de trânsito para os centro-americanos, a maioria dos quais espera alcançar os Estados Unidos. O México também estenderá outros programas de vistos de trabalho para aplicar em mais estados mexicanos e em mais países da América Central.

As autoridades mexicanas também aceitarão migrantes apenas da Guatemala, El Salvador e Honduras e concederá a eles vistos de quatro meses enquanto aguardam a solicitação de asilo.

“Remain in Mexico”

Visando reduzir a chance de que os migrantes façam pedidos de refúgio e fiquem dentro do território americano mesmo tendo o pedido negado, o governo determinou que os solicitantes de asilo devem aguardar o pedido no México.

O programa “permanecer no México” estava marcado para começar na semana passada com cerca de 20 migrantes, mas até então não foi colocado em prática. Segundo o Departamento de Segurança e Cidadania dos EUA, os solicitantes serão transportados por autoridades norte-americanas do posto em Tijuana para audiências judiciais no centro de San Diego e levados de volta ao México.

Devido ao grande aumento de pedidos de refúgio desde outubro do ano passado, especialmente de famílias da América Central, e o limite de 20 dias imposto pelo tribunal para detenção de crianças, as famílias geralmente são liberadas com um aviso para comparecer no tribunal de imigração. Como o governo enfrenta um atraso de mais de 800.000 casos, pode levar anos para resolvê-los.
A política deverá ser contestada em tribunal por defensores dos direitos de imigração. Com informações da ABC News.

O post México se recusa a manter menores que aguardam pedidos de refúgio nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News