Miami recebe 1º Festival Literário Brasileiro

O 1º Festival Literário Cultural Brasileiro de Miami – FLI MIAMI, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, sob a organização do Centro Cultural Brasil-USA (CCBU), promete um debate inédito online, onde autores e leitores poderão interagir e discutir sobre seus trabalhos e os novos rumos da literatura brasileira.

A ideia é revelar talentos brasileiros que vivem nos EUA e promover um encontro com escritores já consagrados. O evento será 100% online através da multiplataforma www.flimiami.online. Os internautas poderão interagir com os convidados, enviar perguntas e tirar dúvidas sobre suas obras.

O programa do FLI MIAMI inclui escritores brasileiros conhecidos que estão lançando livros este ano. Carola Saavedra, Mary del Priore, Jeferson Tenório, Nélida Piñon, Cristovão Tezza, João Almino têm participação confirmada. O evento terá também um programa infanto-juvenil para os jovens leitores de português que vivem no Sul da Flórida e no mundo. Ivo Minkovicius, Toni Brandão, Beti Rozen e Peter Hays, Silvana Soriano e Debora Duro participarão. Contadores de histórias, apresentação de teatro de objetos e homenagem a Cora Coralina estão incluídos no programa. 

No primeiro dia do FLI MIAMI, sábado (21), o escritor convidado será o carioca Jefferson Tenório, mestre em Literatura Lusoafricana e autor do romance o Beijo na Parede, de 2013, vencedor do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores. A apresentação de Tenório será mediada pela professora Tracy Devine-Guzmán, da Universidade de Miami. A conversa começa às 2:30 p.m.

A escritora e historiadora Mary del Priore se apresenta no mesmo dia no painel Sobrevivente e Guerreiras, com mediação de Lidiane de Moraes, também da Universidade de Miami.

O escritor e diplomata brasileiro João Almino marca presença também no sábado, ao lado da tradutora e escritora Elizabeth Lowe, com mediação do professor da Universidade de San Diego, na Califórnia, Ricardo Vasconcelos. Almino foi Cônsul-Geral do Brasil em Miami, e desde 2017 ocupa a cadeira número 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Sua trajetória literária inclui a publicação de sete romances aclamados pela crítica, com traduções para quatro idiomas. Um deles, Ideias Para Onde Passar o Fim do Mundo, de 1987 (com uma segunda edição em 2003), foi indicado para o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira.

O painel João Almino e Elizabeth Lowe conversam sobre ‘Entre facas, algodão’ começa à 1:30 p.m.

O FLI MIAMI contará também com a presença de Cristóvão Tezza, Elisa Wolk Almino e Chistian Schwartz, entre outros.

A programação do dia 22 reserva um espaço para discutir o processo de tradução de poesias e romances em português e um painel exclusivamente voltado para a literatura infantil.

Para participar do FLI MIAMI é preciso registrar-se antecipadamente e receber uma senha de acesso à plataforma. As inscrições são gratuitas.

Mais informações também podem ser obtidas na página do CCBU no Facebook.

The post Miami recebe 1º Festival Literário Brasileiro first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA