Minas em Foco, by Manoel Oliveira


Uma operação realizada pela Polícia Militar apreendeu armas e drogas nesta terça-feira (17) no morro do Carapina, em Governador Valadares. Segundo a Polícia Militar (PM).Segundo uma denúncia anônima uma quadrilha utilizava um lote vago para guardar drogas e armas de fogo.De acordo com a PM, no local foram encontrados uma submetralhadora de fabricação caseira com carregador, duas munições de calibre 380, sendo uma picotada e a outra intacta, um rádio comunicador, 28 pinos de cocaína e 16 buchas de maconha. Todos estavam dentro de uma sacola plástica. A polícia Militar informou, que foi possível identificar os suspeitos já que não estavam no local onde foram feitas as buscas. Os materiais foram apreendidos e encaminhados à delegacia.


Aeroporto de Valadares adota medidas de prevenção contra o coronavírus

O aeroporto Coronel Altino Machado de Governador Valadares vem adotando os protocolos de segurança e higiene da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir a segurança dos passageiros e funcionários. Conforme a Prefeitura de Governador Valadares, os protocolos incluem higienização das mãos, desinfecção e limpeza dos espaços físicos, utilização de álcool gel, uso de máscaras e luvas em determinados setores, avisos sonoros, além de outras ações. Com a evolução dos casos de coronavírus, a Prefeitura afirma que essas medidas serão aprimoradas de acordo com a necessidade.


UFOP abre inscrições para três cursos de graduação a distancia em Ipatinga

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abriu 100 vagas para cursos de graduação a distância, em Ipatinga. As vagas serão para o segundo semestre de 2020 e ofertadas por meio do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 30 vagas para a licenciatura em Geografia, 40 para Matemática e 30 para Pedagogia. As inscrições vão até o dia 13 de abril, devendo ser feitas por formulário online, no site da instituição, onde também consta o edital com as regras. A seleção é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos devem ter, no mínimo, 300 pontos na redação e em cada uma das provas; e podem utilizar as notas do ENEM de 2013 a 2019. O edital prevê a participação de candidatos que vivem em um raio de 100 km de distância dos polos. Em Ipatinga, as atividades presenciais acontecem no polo UAB, anexo a Escola Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. As aulas terão início assim que o Ministério da Educação (MEC) liberar os recursos financeiros necessários.


Efeitos do Covid-19 no turismo em Valadares e Região

Segundo informações da turismologa Graziele Fernandes, houve uma signicativa redução de serviços turisticos, tais como pacotes nacionais e internacionais e bilhetes aereos, principalmente com destino ao exterior.Devido ao fechamento de muitas fronteira, varias companias aereas cancelaram seus voos . A american cancelou temporariamente todos os seus voos entre Brasil e Estados Unidos com previsão de retorno apartir de 07 de maio de 2020.O consulado americano cancelou suas atividades de entrevistas consulares desde o dia 17 de março de 2020, sem data prevista para o retorno.A emissão de passoportes brasileiros tambem encerrou suas atividades em 18 de março, sem previsão de retorno.È importante resaltar que os orgãos mencionados estarão realizando atendimentos emergenciais. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abriu 100 vagas para cursos de graduação a distância, em Ipatinga. As vagas são para o segundo semestre de 2020 e serão ofertadas por meio do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB).São 30 vagas para a licenciatura em Geografia, 40 para Matemática e 30 para Pedagogia. As inscrições vão até o dia 13 de abril, devendo ser feitas por formulário online, no site da instituição, onde também consta o edital com as regras.A seleção é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos devem ter, no mínimo, 300 pontos na redação e em cada uma das provas; e podem utilizar as notas do ENEM de 2013 a 2019.O edital prevê a participação de candidatos que vivem em um raio de 100 km de distância dos polos. Em Ipatinga, as atividades presenciais acontecem no polo UAB, anexo a Escola Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. As aulas terão início assim que o Ministério da Educação (MEC) liberar os recursos financeiros necessários.

Fonte: Brazilian Press